São 22 vagas para alunos oriundos de famílias em vulnerabilidade social, moradores do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais
O Instituto Ponte abriu processo seletivo para 2021, num total de 22 vagas, direcionadas para jovens talentosos que buscam transformar seus futuros por meio do acesso à educação de qualidade. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://www.institutoponte.org.br/selecao-de-alunos/#processo-seletivo até o dia 16 de maio. Para confirmar a inscrição, o candidato deve enviar o Boletim Escolar de 2019 para o e-mail seleçã[email protected].
Para se candidatar, o aluno deve atender aos seguintes pré-requisitos: ter rendimento escolar superior a 80% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; assiduidade escolar acima de 90%; renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro; ser estudante de qualquer cidade capixaba ou dos Estados que fazem divisa (BA, MG e RJ); e estar cursando, em 2021, o 7º, 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou a 1ª série do Ensino Médio.
Após análise dos boletins e dos melhores rendimentos, será divulgada a lista dos aptos ou não para fazer a prova objetiva de conhecimentos, que será aplicada online ou presencialmente, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Redação.
Outra etapa será o envio de vídeo, pelo candidato, no qual ele se apresentará e falará sobre alguma habilidade que possua. As fases seguintes são: dinâmica de grupo; entrevistas (individual e familiar); avaliação psicológica; envio de vídeo, pelo aluno, sobre a casa onde mora, familiares que nela residem, bens e documentos que comprovem sua condição socioeconômica; aula-teste com os candidatos e reunião com os pais.
Segundo Bartira Almeida, fundadora e presidente do Instituto Ponte, os programas do IP são realizados para transformar vidas, desenvolvendo o potencial acadêmico e humano de alunos que têm garra e vontade de vencer pelos estudos. “Sonhos se tornam realidade por meio de oportunidades educacionais. Se você é um aluno com garra e sonhador, se inscreva! Educador, indique seus alunos talentosos!”, afirma.