O 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional (3º CPOR) divulgou, nesta terça-feira (11), o balanço de suas atividades no primeiro semestre de 2023. O resultado demonstra uma intensa atuação da Polícia Militar no combate à criminalidade nos 22 municípios do sul do Espírito Santo que compõem a área de atuação do 3º CPOR.
Ao todo foram realizadas 11.047 operações policiais; 4.129 unidade de drogas apreendidas; 166 mandados de prisão cumpridos; 130 veículos recuperados; 242 armas apreendidas; e 11.785 ocorrências atendidas pela Polícia Militar.

Segundo o comandante do 3°CPOR, coronel Fabrício da Silva Martins, o trabalho foi desenvolvido pelos 3°BPM, 9°BPM, 9ªCia Independente, 10ªCia independente e 15ª Cia Independente, unidades que estão subordinadas ao 3°CPOR.
“Estamos com uma equipe de comandantes de extrema competência. Os resultados são excelentes e temos muito que avançar. A Polícia Militar está recebendo grandes investimentos do Governo do Estado e isso está refletindo num melhor serviço prestado à sociedade”, concluiu o coronel.
Entenda o 3º CPOR
O 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional – 3º CPOR foi criado por força do Decreto Estadual ES nº 4.970-R, de 27 de setembro de 2021, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Espírito Santo.
O 3º Comando é responsável pelo desdobramento da missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública em 22 municípios que compõem a região sul do Estado do Espírito Santo através do planejamento, direção, organização e controle das Unidades Operacionais subordinadas.
Além disso, o 3º CPOR é importante órgão tático-operacional da Polícia Militar do Espírito Santo, intermediador das ações das Unidades de área a ele circunscritas junto ao Comando Geral da PMES e também a outros órgãos federais, estaduais, municipais e aos demais setores da sociedade organizada.
Unidades que compõem a área do 3º CPOR:
3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), com sede no município de Alegre e com circunscrição nos municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado;
9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), com sede no município de Cachoeiro de Itapemirim e com circunscrição nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Vargem Alta;
9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª Cia Ind PM), com sede no município Marataízes e com circunscrição nos municípios de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul;
10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª Cia Ind PM), com sede no município de Anchieta e com circunscrição nos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha e Piúma;
15ªa Companhia Independente de Polícia Militar (15ª Cia Ind PM), com sede no município de Mimoso do Sul e com circunscrição nos municípios de Apiacá, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui.


![[Sul do ES] PF deflagra série de operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/policia-federal-pornografia-infantil-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] PF e CGU deflagram operação em combate a fraude em licitação na prefeitura de Itacaré](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/dgsd-1-350x250.jpg)
![[Itapemirim] PRF apreende drogas e prende duas pessoas na BR-101](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/sdgsd-10-350x250.jpg)



