Em novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, principalmente devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) – já que muitas pessoas desejam realizar a doação de sangue, mas não conseguem ir até uma unidade de atendimento –, as cadeiras móveis de coleta externa do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) são uma solução.
As cadeiras móveis de coleta percorrem os municípios, realizando a coleta de sangue e o cadastro para a doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado, por qualquer cidadão, pelo e-mail [email protected], e o local deve cumprir alguns requisitos, como receber o mínimo de 20 doadores e o máximo de 80.
A diretora técnica do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, chama atenção para a causa da doação de sangue e para a importância de doadores regulares.
“Precisamos chamar atenção no intuito de formar a consciência na população da importância de termos doadores todos os dias nos Hemocentros e em nossas coletas externas e, assim, conseguimos manter estável o estoque de hemocomponentes”, disse Rachel Lacourt.
Programação da unidade móvel no mês de novembro
Durante o mês de novembro, as cadeiras móveis percorrerão três municípios: Vila Velha, Vitória e Cariacica. O atendimento tem início às 8h30 e permanece até as 15h30.
Em Vila Velha, na próxima terça-feira (10), a cadeira móvel estará no bairro 23 de Maio. No município de Vitória, a ação será realizada na próxima sexta-feira (13), no bairro Nossa Senhora da Penha e, no dia 22, será em Jardim da Penha. Já em Cariacica, a coleta externa será no dia 27, no bairro Campo Grande.
Semana do Doador de Sangue
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, entre os dias 23 e 26 de novembro, as ações serão realizadas nos Hemoes de Vitória e Serra.
Quem pode doar
Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.
Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.
Campanha “Doe sangue e compartilhe”
Como estratégia para estimular a doação de sangue, a Secretaria da Saúde (Sesa) está lançando a campanha “Doe sangue e compartilhe”. A campanha oferece informações sobre locais de doação, quem pode doar e os cuidados após a doação de sangue. Acesse aqui: Download .
Doações de sangue na pandemia
Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.
O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.
Onde doar
– Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: (27) 3636-7920
– Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429
– Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000
– Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800
– Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954