O estado é famoso nacionalmente por esta receita que, mesmo na pandemia, deverá ter a tradição mantida
Semana Santa para os capixabas é tempo da tradicional Torta Capixaba. O prato faz parte da tradição no Espírito Santo há mais de 400 anos. O estado é famoso nacionalmente por esta receita que, mesmo na pandemia, deverá ter a tradição mantida. Pelo menos, se depender dos comerciantes – seja nos polos tradicionais, como Ilha das Caieiras e Praia do Suá -, que se preparam para vendas e entregas.
Iguaria da culinária do Espírito Santo, a torta pode ser feita com bacalhau e palmito ou da forma tradicional: que leva além do bacalhau e palmito, mariscos como siri, camarão, entre outros.
Para atender a demanda de seus clientes que não perdem a oportunidade de ter em sua mesa o delicioso prato, no bar e restaurante Caranguejo do Assis, localizado em Vila Velha, os interessados podem escolher entre a Torta Capixaba de Bacalhau e palmito (700 gramas) acompanhada com porção de arroz, e a Torta Capixaba Tradicional, com mariscos, (700 gramas) acompanhada com porção de arroz. Ambas por R$ 115,00. As encomendas devem ser feitas por telefone.
A empreendedora Nilza Francisca, vai apostar mais um ano nas encomendas da torta capixaba como alternativa para faturar. “Este é o segundo ano que vamos trabalhar com a torta capixaba e também vamos fazer ovos de páscoa. Estamos aproveitando as datas comemorativas para recuperar o tempo perdido”, destaca.
A padaria Monza teve que fechar as três lojas situadas em shoppings, mas ainda assim, trabalha com entregas de encomendas. Somente na época da Semana Santa de 2020, foram comercializados 120kg. O que eles não esperavam é que a demanda fosse tão grande a ponto de faltar torta. Já neste ano, a equipe está preparada para atender o dobro das encomendas.
A Oca vendeu aproximadamente 100 tortas ano passado. O restaurante reconhece que as pessoas estão com o poder de compra comprometido devido a crise econômica vem ocorrendo, porém, a equipe ainda tem esperança de vender, pelo menos, um terço a mais do que no ano passado.
A torta vegana do restaurante Agavegan, feita de jaca verde, cogumelo, pimentões, tomates e azeitona vem sendo um sucesso e ano passado eles realizaram a venda de 60kg dela. Este ano, espera-se que a demanda seja ainda maior. Os pedidos podem ser realizados pelo instagram da empresa.
Além disso, o Bar Copa 70 fechou durante a quarentena deste ano e está atendendo apenas por encomendas. Há mais de 50 anos, em uma tradição que passa de pai pra filho, o local faz o gosto do freguês. Ano passado foram mais de 50 quilos vendidos e as expectativas para a Semana Santa 2021 continuam boas. fonte: eshoje/ portaldenoticias24horas