A liberação foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais, na noite de ontem sexta-feira (16)
O governo autorizou que postos de combustíveis voltem a funcionar sem limitação de dias e horário nas cidades classificadas como risco extremo para contágio pelo novo coronavírus – indicado pela cor vermelho escuro no mapa de risco.
A liberação foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais, na noite de ontem sexta-feira (16), quando foi apresentado o mapa de risco das cidades capixabas para a próxima semana.
Pelas regras atuais, os postos de combustíveis, que são enquadrados pelos decretos estaduais como atividade essencial, podem atender ao público de segunda a sábado, até as 20 horas, com atendimento vedados aos domingos e feriados – exceção para aqueles localizados às margens de rodovias federais e estaduais, que podiam funcionar sem limitação.
“Os postos de combustíveis não têm mais horário e limitação de dias, pode funcionar todos os dias e sem limitação de horário, como as farmácias”, disse Casagrande.
Outra mudança anunciada, mas válida apenas para a próxima semana, é o funcionamento das atividades econômicas na terça-feira (20), nas 30 cidades classificadas como risco extremo.
A abertura de comércios e atividades do ramo de serviços nesses municípios só é permitido de quarta a sexta-feira, conforme prevê o decreto estadual.
No entanto, Casagrande decidiu liberar o funcionamento na terça, pois na quarta-feira (21) é feriados de Tiradentes e o decreto prevê que as atividades econômicas nas cidades de risco extremo não podem funcionar nos feriados e finais de semana.
Desta forma, os comércios de rua, shoppings e serviços vão poder funcionar terça, quinta e sexta, na próxima semana.
Vale lembrar, que os ônibus do Transcol também não rodam no feriado – o serviço fica restrito ao transporte de trabalhadores da saúde.
A última mudança anunciada pelo governador é que, a partir de segunda-feira (19), os alunos das 39 cidades em risco alto poderão agendar horário para atendimento individual com professores na escola. fonte: tribunaonline/ portaldenoticias24horas