A ação conjunta do IDAF e da Polícia Militar foi realizada na localidade de Granja Santa Catarina, na zona rural do município. Um caminhão baú foi apreendido em Alegre, após fugir do local
Uma operação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e da Polícia Militar, deflagrada na manhã desta quarta-feira (18), em Guaçuí, resultou no fechamento de um abatedouro clandestino, localizado em Granja Santa Catarina, zona rural do município.
De acordo com informações da Polícia Militar, a ação ocorreu após denúncias sobre a conduta de abate clandestino de gado para venda de carnes. O local funcionava em um sítio. Ao avistar a chegada da polícia, um caminhão baú frigorífico fugiu do local.
Durante as buscas, o veículo foi localizado na altura do distrito de Celina, em Alegre, com a carga de carne, possivelmente, abatido de forma clandestina no local alvo da operação.
Quando retornavam ao local, após as buscas pelo caminhão, os militares encontraram o proprietário do sítio, onde funcionava o abatedouro. Ele estava em uma moto, em alta velocidade, e seguia no sentido contrário. Os militares fizeram o acompanhamento e ele foi abordado em seguida.
Segundo a denúncia, o proprietário fazia o abate de gado de forma clandestina e em local inadequado, sem as mínimas condições de higiene. Ainda, de acordo com a polícia, o proprietário do abatedouro possui um comércio na Rua do Norte, em Guaçuí, e a denúncia aponta que as carnes de abate irregular eram comercializadas juntamente com as demais legalmente adquiridas.
Um veterinário do IDAF acompanhou a ação, e juntamente com os técnicos do órgão, fará uma avaliação da mercadoria. A quantidade de carne apreendida ainda não foi divulgada. O proprietário do abatedouro foi encaminhado para a Delegacia de Guaçuí para providências.
Fonte: Folha Vitória