Castelo-ES alcançou a triste marca de 93 mortes por Covid-19 na última sexta-feira (23). Somente em 2021, já foram registrados 49 óbitos (53% do total) em menos de quatro meses.
Segundo um estudo do Laboratório Central do Espírito Santo (LACEN-ES) um dos motivos do aumento da mortalidade em Castelo é a presença da variante inglesa (Cepa B.1.1.7) que é mais contagiosa e letal.
De primeiro de abril até o dia de hoje o número de casos confirmados e isolados por causa da doença passou de 457 para 105, graças as medidas adotadas pelo município no enfrentamento à pandemia.
“Dentre os fatores primordiais para a queda do número de isolados pela doença é o serviço que estamos realizando no Centro de Atendimento Médico Municipal de Covid-19, na Escola Madalena Pisa, onde os casos de síndromes gripais são imediatamente testados, monitorados e tratados. Encaramos a pior fase da pandemia em nosso país e município, que registra um número altíssimo de mortes. No momento, de acordo com o novo mapa de classificação divulgado pelo Estado entramos em risco alto para a Covid-19. Precisamos voltar o quanto antes com o funcionamento normal de nosso comércio, porém, para isso, é necessário evitarmos qualquer tipo de aglomeração, principalmente nos finais de semana. A colaboração de todos é de extrema importância, explicou o Prefeito, João Paulo Nali.
SERVIÇO
Em Castelo o “Centro de Atendimento Médico Municipal de Covid-19, localizado na Escola Madalena Pisa, funciona todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, das 7 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone ou WhatsApp: (28) 98801-0094.