O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Victor Coelho é o novo vice-presidente de Governo Digital da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A cerimônia de posse foi realizada virtualmente nesta quinta-feira (20) e coordenada pelo presidente da instituição e prefeito de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira Filho.
Na nova função, Victor poderá levar a experiência de gestão digital de Cachoeiro de Itapemirim para outros municípios do país. Na cidade, durante a gestão do atual prefeito foi desenvolvido o projeto “Cachoeiro Cidade Digital”, que tem por objetivo digitalizar os processos da prefeitura, eliminando o uso de papel e contribuindo assim com o meio ambiente. Outros projetos implementados que podem ser exemplo para outros municípios são o Sistema de Estacionamento Rotativo, o Portal do Aluno, além do Cerco Eletrônico, que está em fase de implantação.
Para tornar a cidade mais digital, a gestão investiu no aumento da capacidade de internet nas escolas e postos de saúde, assim como a oferta de 34 pontos de internet no município, com o objetivo de chegar a 100 pontos até o fim do mandato.
Outros dois prefeitos capixabas também assumiram vice-presidências na FNP. Na área econômica, Guerino Zanon, prefeito de Linhares, foi eleito vice-presidente para Sudene e na área Social e de Gênero, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal é o novo vice-presidente de Inclusão Produtiva.
A Frente
Durante o encontro, ainda foram empossados os prefeitos (as) para as vice-presidências regionais e prefeitos (as) que cuidarão de outros temas também prioritários, tais como: Políticas Sociais, Resíduos Sólidos, Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Trânsito.
Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal. fonte: Amunes /portaldenoticias24horas