A cultura e a arte de Anchieta estarão em evidência nesta sexta e sábado (25 e 26). É que a Prefeitura, por meio da gerência de Cultura e Patrimônio Histórico, irá promover a 1º Mostra Cultural Aldir Blanc. O evento será on-line no canal da prefeitura no youtube, sempre a partir das 17h, com os trabalhadores culturais contemplados pela lei que leva o nome da mostra.
Os artistas locais, banda, grupos, coletivos e ateliês, participaram de um cadastro cultural, seguiram as exigências e foram contemplados, recebendo um subsídio federal para dar continuidade aos trabalhos paralisados desde o início da pandemia provocada pela Covid-19.
Serão 14 atrações, incluindo dança, teatro, música, entrevistas e artesanato com artistas e produtores culturais do município. Nas entrevistas, os produtores culturais irão compartilhar as experiências e a realidade.
“É importante mostrar quantos trabalhadores da cultura estão envolvidos nas ações e a importância da Lei Aldir Blanc, neste momento de impacto na cadeia produtiva da cultura e economia criativa, por conta da pandemia da Covid-19. Nessa mostra eles irão evidenciar criatividade e alegria para todos nós”, comenta a gerente de Cultura e Patrimônio Histórico, Maria Fernanda Barros.
O setor cultural foi uma das áreas que mais sofreu com a pandemia. A lei Aldir Blanc regulamenta ações emergenciais voltadas para o setor cultural durante a crise do coronavírus: a Legislação Aldir Blanc, que foi nomeada assim em homenagem ao compositor e escritor que faleceu em maio de 2020, vítima da Covid-19.
Programação:
Sexta, 25/06 – 17h
– Show entrevista com a banda Tropical Brasil;
– Dança no mundo virtual com Eliane Miranda – Um pé lá, outro cá;
– Show e entrevista com Luiz Show;
– Vídeo tutorial com a artesã Nilza Maria;
– Entrevista e apresentação do grupo Paz e Amor;
– Vídeo tour pela Escola de Música em Anchieta (EMA);
– Show com banda Prestígio.
Sábado, 26/06 – 17h
– Apresentação e entrevista com o músico Jeremias Andrade;
– Dança no mundo virtual com Eliane Miranda – Um pé lá, outro cá;
– Show com a banda Gandaia;
– Entrevista com Sirico, da Sirico Produções;
– Vídeo tour pelo ateliê da artesã Cristina Ribeiro;
– Apresentação teatral do grupo de teatro Rerigtiba, com a peça ‘O Rei de Quase Tudo”;
– Entrevista show com a banda Musical Prateado.