por Basílio Machado
Depois de um período de vigorosa tensão em virtude da nova legislação do IPTU em Cachoeiro de Itapemirim, com muitas idas e vindas ao TCE, debates acalorados na Câmara de Vereadores, disse-me-disse nas redes sociais, enfim as coisas começam a se acalmar no Palácio Bernardino Monteiro. Como se diz no bordão: depois da tempestade, a bonança. É essa a impressão que tenho do momento político do prefeito.
Não tenho dúvida de que os últimos três meses marcaram os momentos mais espinhosos na meteórica carreira “política” de Victor Coelho (PSB). Frisei o “politica” porque é nessa seara que o prefeito corre mais riscos. Imposto é tema que tira voto, muito voto. Às vezes de forma irreversível. No caso de Víctor, além dos próprios, ainda pesam aqueles que por sua influência pousarão nas urnas em 2020 em benefício do governador Renato Casagrande (PSB).
O prefeito arriscou e acabou queimando a gordura que trouxe do último pleito, quando conseguiu firmar com o cachoeirense um pacto de governança que lhe garantiu uma reeleição tranquila. Passada a chuvarada, o clima fica mais leve e as energias da administração municipal se voltam para as ruas, ipsis litteris.
Uma sequência de obras começa a deixar as pranchetas para encher os olhos do eleitor com quem pactuou em 2020. São dezenas de modernos abrigos de espera de ônibus, estradas do interior sendo recuperadas e pavimentadas, ações de interesse da cultura local, unidades de saúde reformadas e assinaturas de ordens de serviço impactantes nos distritos.
Conduru, por exemplo, vai receber a reforma de sua praça principal, um campo de futebol society e uma academia de ginástica. Parece pouco, mas vai lá perguntar pra turma que frequenta a praça. São obras de resultado, que deixam o prefeito mais próximo da comunidade. Como aconteceu recentemente no Otto Marins, que teve seu posto de saúde todo reformado.
Ainda na semana que passou, veio o bolo da cereja: 15 bairros terão melhorias em suas principais ruas e avenidas. Dessa vez, com aporte de mais de R$ 11 milhões do governo estadual. Obras que certamente trarão o governador Renato Casagrande a Cachoeiro em suas inaugurações. É bem verdade que o governador também tem feito sua parte, prestigiando Victor tanto em público quanto nos bastidores. Mas isso é assunto para outro dia. Vem mais por aí.
Até!