Uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Associação Junior Achievement (JA) traz para a sede do banco capixaba o projeto “Futuro do Trabalho”. A iniciativa apresenta para jovens do Ensino Médio o impacto da 4ª Revolução Industrial e reúne os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Ortiz, localizada em Vitória, em pequenos grupos, nestas quarta-feira (18) e quinta-feira (19).
Durante o encontro no Epicentro, hub de inovação do Bandes, os alunos vão receber apoio de voluntários do banco e de instrutores da JA, na abordagem de temas sobre as habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho. A ação pretende reunir cerca de 150 estudantes, das Escolas Maria Ortiz, EEEM Gomes Cardim e EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli. Serão diversos encontros, até setembro, com grupos pequenos e seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento obedecidos, devido às medidas de prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19).
Erika Gusmão, diretora executiva da Junior Achievement do Espírito Santo, pontuou a relevância do projeto. “O mercado de trabalho é muito mutável e precisamos nos adaptar. Neste projeto, a ideia é apresentar um histórico sobre o mercado de trabalho, partindo da 4ª Revolução Industrial até as carreiras de alto crescimento, como as áreas STEM [sigla em inglês que significa Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Science, Technology, Engineering and Mathematics] . Nosso objetivo é ajudar os participantes a refletirem sobre suas habilidades preferências ao escolher uma carreira”, destacou.
O que são as competências socioemocionais?
As competências socioemocionais tratam de um conjunto de habilidades necessárias que desenvolvemos para lidar com emoções, durante os desafios cotidianos, em especial, no ambiente de trabalho.