A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, na quarta-feira (25), a “Operação Fecha Divisas”, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e as Polícias Militar e Rodoviária Federal. O objetivo da operação foi coibir a sonegação fiscal e o transporte interestadual irregular de mercadorias nas divisas capixabas.
Durante a operação, foram feitas blitze para verificação de cargas nas ligações rodoviárias do Espírito Santo com os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
“Na divisa com a Bahia foi apreendido um caminhão baú transportando autopeças sem notas fiscais. Já na divisa com o Rio de Janeiro, fiscalizamos outro caminhão transportando sucatas. Durante os trabalhos, também foram identificadas cargas de chapas de MDF, bem como Equipamentos de Proteção Individuais, de granito e lajotas, todas sem documentação fiscal. A autuação chegou a um total de R$ 96,7 mil”, informou o auditor fiscal Germanni Baptista Herzog, supervisor de Mercadorias em Trânsito da Receita Estadual.
Os auditores fiscais que participaram da ação registraram que na divisa com Minas Gerais, a maior parte das cargas era de produtos fertilizantes. Na divisa com a Bahia, houve grande movimento de granito, e na divisa com o Rio de Janeiro, produtos diversos. “Lá, observamos cargas de vários tipos: granito em blocos e chapas, açúcar, medicamentos, frutas, madeira, entre outros”, acrescentou o auditor fiscal Eraldo Pontes Schayder.
O auditor fiscal e gerente Fiscal Arthur Nunes lembra que outras operações como essa estão previstas para serem realizadas nos próximos meses. “O objetivo é intensificar e aprimorar essas atividades, que não só coíbem a sonegação fiscal de forma direta, mas também têm papel primordial na educação fiscal e transformação de condutas”, disse Nunes.