O Sul capixaba vai receber mais um Centro de Distribuição de Revsol (CDR). A inauguração será no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES amanhã, dia 1º de setembro, às 17 horas, no km 07 da Rodovia ES-488, antiga Fazenda Monte Líbano.
O coproduto, obtido no processo de produção de aço a partir do beneficiamento da escória da aciaria, é utilizado como revestimento primário de estradas e tem contribuído de forma sustentável com a melhoria da mobilidade em vias rurais e vicinais de municípios capixabas. A formalização do convênio foi firmada entre a Prefeitura, a ArcelorMittal Tubarão e o Governo do Estado (Secretaria da Agricultura).
O primeiro CDR (projeto-piloto) foi instalado em Alfredo Chaves, em julho do ano passado, e o segundo, em junho deste ano, em Marilândia. Seus objetivos são atender municípios das regiões de cada CDR, suprindo a demanda de cidades localizadas a mais de 100 km de distância da produtora de aço, responsável pela doação dos coprodutos Revsol e Revsol Plus.
A implantação faz parte do Programa Novos Caminhos, uma iniciativa socioambiental da ArcelorMittal Tubarão, realizada desde 2006. A parceria público/privada é firmada com prefeituras e o Governo do Estado e tem gerado redução no custo de manutenção das estradas rurais para o poder público, melhora na mobilidade dos agricultores e permitido que serviços públicos cheguem às comunidades mais distantes principalmente em época de chuvas. O Programa, que completa 15 anos em setembro, atingiu em agosto o marco de 3 milhões de toneladas dos coprodutos Revsol e Revsol Plus fornecidas e aplicadas em vias do Estado.
O CDR de Cachoeiro de Itapemirim terá capacidade para armazenar até 5 mil toneladas de coprodutos por mês, que atenderão, inicialmente, aos municípios de Atílio Vivacqua, Muqui, Mimoso do Sul, Castelo, Vargem Alta, Alegre e Rio Novo do Sul, além de obras da SEAG e DER contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Sul do Estado.