Após hiato de dois anos sem edição presencial, as empresas do setor de rochas ornamentais voltaram a se reunir na mais importante feira mundial para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural, a Marmomac. A edição 2021, realizada de 29 de setembro a 02 de outubro, em Verona, na Itália, reuniu 12 empresas brasileiras em ação organizada diretamente pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), entidade executora do projeto setorial, Tales Machado, e o gestor do It’s Natural, Rogério Ribeiro, participaram do evento e contaram que todas as empresas presentes ficaram bastante satisfeitas com o retorno da feira. “A exemplo dos outros anos, esta foi uma edição com menor público, mas não por isso perdeu o brilho, pois as visitas realizadas foram qualificadas gerando excelentes contatos e negócios”, explicou Tales.
Empresas presentes no Pavilhão Brasileiro: Amagran, Angramar, Brasigran, Decolores, Fortuna, Granipex, Imetame, Magban, Mameri, Margramar, Montenegro e Poliex.
Ação com empresários brasileiros
No dia 29 de setembro, após a abertura da Marmomac, o It’s Natural – Brazilian Natural Stone, com apoio da Milanez & Milaneze e promoção do Centrorochas e Apex-Brasil, realizou um jantar de integração e boas-vindas para a comitiva brasileira. O encontro aconteceu no Caffè Dante. Entre os presentes estavam Tales Machado, presidente do Centrorochas, Rogério Ribeiro, gestor do It’s Natural, Paulo Roberto Silva, coordenador de projetos da Apex-Brasil, Silvio Gori, representante do consulado brasileiro em Milão, Matteo Gelmetti, vice-presidente da Veronafiere, Flávia Milanez, CEO da Milanez & Milaneze, Alessandro Giolai – Conselho de Administração M&M.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone – O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas – O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil – A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.