Os novos conselheiros de administração da cooperativa de crédito Sicoob Credirochas tomaram posse na última terça-feira, 26, em uma cerimônia restrita por conta da pandemia e realizada no auditório da unidade administrativa, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Os nomes foram eleitos em assembleia e aprovados pelo Banco Central.
Para o presidente do Sicoob Credirochas, Tales Pena Machado, a função da cooperativa é fazer a intermediação financeira com foco em dar suporte e estimular a economia na comunidade. Para isso, salienta, é necessário a atuação de conselheiros maduros e disponíveis. “A eleição é uma exigência do Banco Central, que requer a renovação de, no mínimo, 30% do Conselho. Isso que é bom para o cooperativismo. Não só para oxigenar, mas para trazer novas pessoas, distribuir as funções, para que esses novos membros tenham mais contato com o setor, conheçam a força e a disponibilidade do Credirochas, as ações que ele pode fazer para seus cooperados, e que estimulem a permanência e a chegada dos cooperados”.
A nova composição, que tem mandato até 2025, é formada por José Carlos Corrêa, Leandro Baptista Pinto e Júlio Cezar Guio. Os três formarão a chapa administrativa junto com Edlo Mendes Baião Neto, Valdecy Roberte Viguini, além do presidente, Tales Pena Machado, e do vice, Marcos Salles Magalhães.
Deixam as funções no Conselho Administrativo Jeancarlo Campos Cypriano, Bruno Mazzocco e Luiz Cláudio Borges Fardin. Com a mudança, Cypriano passa a compor o Conselho Fiscal. Já os novos orientadores do Sicoob Credirochas, que assumem a cadeira pela primeira vez, afirmam que estão otimistas com o novo desafio.
“Fiquei muito satisfeito de ter sido aprovado no Conselho. Quero contribuir com o Sicoob Credirochas, com toda minha experiência no cooperativismo. Um caminho longo, um desafio muito grande, mas estou disposto a fazer o meu melhor. Sou associado do Credirochas e vejo que é uma cooperativa que atende muito bem seus clientes e isso me incentiva ainda mais a participar do Conselho e trazer boas novas à cooperativa”, disse José Carlos, presidente do grupo Cofril.
À frente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista revela que assumir o cargo de conselheiro do grupo Credirochas é uma honra. “Embora eu já esteja habituado ao ramo das cooperativas, o ‘frio na barriga’ é certo [risos]. Mas minha expectativa é de contribuir com as ações estratégicas do Conselho, fortalecendo ainda mais a cooperativa. Vou contribuir com tudo que aprendi nesses anos de cooperativismo. É um novo desafio e pretendo compartilhar minhas vivências com os demais conselheiros, fazendo com que o Sicoob Credirochas possa avançar. Quero colaborar com a cooperativa, mas muito além disso, quero contribuir com a comunidade local onde estamos inseridos”, destaco.
Para Júlio Cezar, diretor-presidente da Polita, ser um representante dos cooperados é desafiador, mas uma ótima oportunidade para trocar experiências. “Acompanho o Credirochas desde sua fundação. Sinto-me honrado de poder fazer parte do Conselho. É um desafio e uma responsabilidade muito grande, mas quero ajudar a fortalecer ainda mais a nossa cooperativa no Sul do Estado. Estou pronto para esse novo desafio, essa troca de experiências, que é maravilhosa. Temos sempre que vestir a camisa da entidade que estamos participando. O grupo já marca presença forte no Estado e é um orgulho poder fazer parte dessa família”, comentou Cezar.
Sicoob Credirochas – Fundado em Cachoeiro de Itapemirim, oferece todos os serviços de uma cooperativa financeira e conta com agências no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Para 2022, a expectativa é expandir para outros municípios nesses estados. Tudo para facilitar a vida do cooperado.