O Procon de Marataízes está realizando, nesta quarta-feira (15), a campanha “Natal Legal”, uma ação que tem o objetivo de fornecer dicas e informações sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores.
Neste final de ano, é importante conhecer os seus direitos na hora de escolher o produto que vai comprar, então confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar dor de cabeça na hora de escolher:
CONSUMIDOR:
-Avalie o produto, veja se não está com defeito, se a medida é adequada, a numeração correta.
-No caso dos brinquedos, tenha muita atenção na faixa etária indicativa, e as questões relacionadas à saúde e segurança.
-Não esqueça de exigir a Nota Fiscal ou Cupom Fiscal!
-Lembre-se que o comerciante não é obrigado a trocar produtos apenas porque o consumidor não gostou da cor, modelo ou tamanho… Por isso, antes de comprar, se informe sobre a possibilidade de troca e tenha atenção ao prazo estipulado.
O prazo de 7 dias para troca ou devolução previsto no código de Defesa do Consumidor vale apenas para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, ou seja: internet, telefone, catálogos…
-Em caso de defeito o consumidor deve levar o produto ao lojista ou fazer contato com o fabricante. O prazo legal para que o vício seja sanado é de 30 dias, qualquer dúvida nos procure que vamos esclarecer.
COMERCIANTES:
-Informe ao seu consumidor qual é a forma de pagamento que você aceita: por exemplo: dinheiro, cheque, pix… Cartão de Crédito, débito… Esta informação deve estar em cartaz exposto no estabelecimento em local de fácil visibilidade.
-Os estabelecimentos precisam exibir também os valores dos produtos de forma clara: o preço à vista, o valor parcelado, eventuais descontos… E não esqueça: Os lojistas precisam cumprir as ofertas divulgadas.
-Também é bom lembrar que NÃO pode ser exigido um valor mínimo para a utilização dos cartões de débito e crédito.
O Procon reforça: A informação é o princípio da transparência!
Ao prestar todas as informações no ato da compra, o estabelecimento comercial evita futuros transtornos.
Ficou com alguma dúvida? Faça contato com o Procon de Marataízes através do Whatsapp 28 3532-1317