A Assembleia Legislativa pode ganhar uma nova comenda em homenagem aos engenheiros que atuam no Espírito Santo. A proposta está no Projeto de Resolução (PR) 29/2021, de autoria do deputado Renzo Vasconcelos (PP). De forma geral, esse tipo de matéria trata de questões internas da Casa Legislativa.
Se aprovada, a Comenda Engenheiro Manoel dos Passos Barros será destinada a profissionais que prestam serviços importantes na área com foco no desenvolvimento do Estado. A matéria será analisada pelos colegiados de Justiça e Finanças.
Homenageado
A justificativa do PR traz a biografia do engenheiro Manoel dos Passos Barros, que atuou em vários ramos da área: engenheiro-chefe do Primeiro Distrito de Viação e Obras Públicas da Secretaria de Viação e Obras Públicas; engenheiro do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES); presidente da 1ª comissão criada pelo governo federal para implantar no Espírito Santo o Código de Trânsito; ajudou a fundar a Escola Politécnica do Espírito Santo (atual Centro Tecnológico da Ufes); foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; entre outras atividades. Manoel dos Passos Barros nasceu em 1898, no Amazonas, cursou engenharia na Bahia, e atuou profissionalmente no Espírito Santo. Ele viveu no Estado até sua morte, em 1986.