Além da ajuda do Exército Brasileiro na recuperação e limpeza das cidades do Sul do Espírito Santo, Vargem Alta, Iconha, Alfredo Chaves e Rio Novo do Sul, que foram devastadas pelas chuvas do último final de semana, militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro também vão dar apoio ao Estado.
Segundo a Defesa Civil Estadual, cerca de 200 bombeiros especializados na busca de vítimas de soterramento serão deslocados até as cidades do Sul capixaba, sendo 100 de cada Estado, além de 100 homens do Exército Brasileiro.
Caso a Grande Vitória tenha problemas com as chuvas previstas para o resto da semana, os militares também estarão de prontidão para atender o Estado.
Exército
Na tarde desta quarta-feira (22), a Defesa Civil Estadual também informou que requisitou ao Comando do 38° Batalhão do Exército o envio de homens e equipamentos para as cidades atingidas pelas chuvas e que sofrem para reconstruir a vida das pessoas que perderam tudo na pior enchente da história de alguns destes municípios.
O anúncio foi dado após o prefeito de Iconha, João Paganini (PSB), enviar um ofício ao Governo do Estado pedindo em caráter de “urgência urgentíssima” o apoio do Exército Brasileiro na limpeza e reconstrução do município de Iconha.
Segundo o comunicado enviado pelo coronel dos Bombeiros Militar André Có, coordenador estadual de Defesa Civil, “tendo em vista a solicitação do prefeito de Iconha de envio das tropas do Exército para auxiliar os trabalhos de limpeza daquele município e, amparada pela confirmação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Decreto Estadual de Calamidade Pública nesta data, a Defesa Civil Estadual informa que” fez as aquisições para atender Iconha e também para os demais municípios que sofrem com os impactos da chuva. Fonte: Folha Vitória