Dois dos modelos mais vendidos do Brasil, a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux são concorrentes diretas pela liderança do disputado segmento de picapes médias e entre os clientes do agronegócio. Em 2021, a Hilux registrou 45.893 emplacamentos e superou a S10, que teve 35.045 unidades vendidas. Em janeiro deste ano, a picape da montadora japonesa manteve a larga vantagem (2.912 x 739). Mas qual das duas picapes vale mais a pena?
Para descobrir essa resposta, selecionamos sete motivos para um embate entre esses dois modelos. Para o comparativo, foram consideradas as versões High Country no caso da S10, e a Hilux Cabine Dupla SRX, que são as opções topo de linha das duas picapes com câmbio automático e motor a diesel. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.
As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.
Potência
A Chevrolet S10 High Country conta com um motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e 440 Nm de torque. Já a Hilux SRX também é equipada com um motor 2.8 turbodiesel. No caso da picape da Toyota, o motor oferece 204 cv de potência e 499 Nm de torque. Ambas as picapes contam com câmbios automáticos de 6 marchas e tração 4×4. Como oferece números superiores em potência e torque, a vencedora nesse quesito é a Toyota Hilux.
Consumo
De acordo com o Inmetro, a Chevrolet S10 High Country faz 8,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, sempre com diesel. Uma média geral de 9,45 km/l. Já no caso da Hilux, os números com o mesmo combustível são de 9,0 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com média de 9,75 km/l. Com leve vantagem na média geral e em consumo urbano, o ponto vai para a Hilux nesse quesito.
Multimídia
Na versão High Country, a Chevrolet S10 oferece a central multimídia MyLink de 8’’. Ela é compatível com os recursos Android Auto e Apple CarPlay e também oferece Wi-Fi integrado, conexão bluetooth com função de streaming de áudio. Como diferencial, conta com projeção da tela do smartphone sem uso de cabo e o serviço de concierge OnStar (pago). Já a Hilux conta com a central de 8’’ que também oferece as principais funções da central da S10, mas com os diferenciais da função de TV digital e GPS integrado. Nesse caso, empate entre as duas picapes.
Segurança
Com relação aos equipamentos de segurança, a Toyota Hilux SRX sete airbags, freios ABS, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), controles de estabilidade e de tração, assistentes de subida e descida, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual com frenagem automática, e alerta de mudança de faixa. Já a S10 High Country oferece de série grande parte dos equipamentos, mas fica devendo o airbag de joelho e o ACC. Leve vantagem para a Hilux.
Caçamba
A Chevrolet S10 High Country tem uma caçamba com capacidade para 1.061 litros. A capacidade de carga útil é de 1.049 kg. Já a Toyota Hilux SRX conta com uma caçamba de 1.036 litros. Além disso, a picape também suporta uma carga útil de 1 tonelada exata. Nesse caso, há um empate técnico, com leve vantagem para a Chevrolet S10.
Preço
Ambas são as versões topo de linha das picapes médias com motor a diesel. A Chevrolet S10 High Country parte de R$ 297.130, com a opção de pintura metálica Azul Eclipse, que é a única gratuita da picape. Já a Toyota Hilux SRX custa R$ 323.290 na cor Branco Polar. Ambas as versões oferecem como único opcional as tonalidades metálicas e perolizadas. Pela grande diferença de preços, o ponto vai para a Chevrolet S10, que custa menos do que a Hilux.
Pós-venda
A Chevrolet S10 sai de fábrica com garantia de 3 anos de uso. O preço das três primeiras revisões da picape da Chevrolet (anuais ou a cada 10 mil km) custa R$ 3.724. Por outro lado, a Toyota Hilux oferece uma garantia de 5 anos de fábrica. Por outro lado, a picape da Toyota se sai pior na hora das revisões, já que as três primeiras custam R$ 4.019. Nesse quesito, vantagem para a Hilux.
Conclusão
Nos sete itens analisados, as duas picapes praticamente se equivalem – há uma mínima diferença de 0,5 ponto a favor da Hilux. Porém, a picape da Toyota é mais forte em dois itens importantíssimos: potência e pós-venda. A S10 encosta principalmente por ser mais atual na multimídia. Portanto, vitória da Hilux.