A cada ano, os alunos do Instituto Ponte (IP) têm se destacado por seus bons desempenhos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E neste ano não foi diferente. Hoje, dia 22, as notas do exame foram divulgadas, confirmando a aprovação de 23 estudantes do IP nos mais variados cursos de graduação em diversas universidades públicas e privadas do país.
Entre os aprovados está Jamili Sperandio, de 18 anos e natural de Baixo Guandu, que conquistou excelentes resultados nas provas. Sua pontuação de 820,39 a fez se aprovada em 3º lugar no curso de Medicina pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG).
Aluna do IP desde 2020, ela também está entre os seis estudantes do IP aprovados, no início deste ano, na conceituada instituição Inteli, Instituto de Tecnologia de Liderança, localizada na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. O Inteli foi criado com o objetivo de se tornar o “MIT brasileiro”, numa referência ao famoso Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Além dessas, Jamili Sperandio foi aprovada também no Insper. No ENEM, ela conquistou 980 pontos na redação.
Para ela, o IP foi o impulso que precisava para “alçar voos mais altos”. “Todo o acompanhamento que recebi e a conexão de perto com os profissionais de diversas áreas, além da possibilidade de enxergar diferentes realidades quando mudei de escola, foram essenciais para o meu desenvolvimento. Por meio do IP, as possibilidades que se tornaram reais para mim, assim como para pessoas próximas, como amigos e familiares, que passaram a ver a educação como uma verdadeira forma de mudar realidades. Após entrar para o Instituto, meus sonhos se tornaram mais valorizados e mais ‘atingíveis’ para mim”, comenta.
Para a fundadora e presidente do IP, Bartira Almeida, a conquista dos alunos é motivo de grande orgulho para a instituição. “É uma felicidade muito grande ver que o nosso projeto está mudando a vida de tantos jovens que, em muitos casos, antes de serem beneficiados pelo IP, nunca pensaram em ingressar numa universidade de ponta ou mesmo na importância de uma educação de qualidade. Resultados como esses nos impulsionam cada vez mais a continuar esse trabalho que já realizamos há sete anos e que tem contribuído para jovens talentosos em vulnerabilidade social terem acesso a uma educação de qualidade e poderem ascender socialmente em uma geração”, disse.