MEC recebe propostas das instituições de ensino superior até dia 25 de março
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares está com mais um edital aberto. Desta vez, a proposta é que as universidades ampliem as vagas para cursos de pós-graduação lato sensu voltados aos professores da Educação Básica. As áreas deverão ser Psicologia da Educação, Educação Inclusiva, Metodologias e Inovações, Sociologia da Educação e Avaliação Educacional.
Para participar do programa, o qual envolve descentralização de recursos financeiros, as universidades precisam se unir em redes de três e ofertarem, cada uma, 350 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu. O prazo para apresentarem as propostas ao MEC é dia 25 de março.
O programa irá atender até nove redes, ou seja, 18 instituições de ensino superior. As matrículas e início das atividades acadêmicas estão previstas para o segundo semestre. Essa iniciativa visa reforçar as metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação, referentes à formação continuada de professores.
“Oferecer formação continuada aos docentes da Educação Básica é um dos caminhos para valorizar os profissionais. E queremos dar ênfase aos temas contemporâneos como uso pedagógico das tecnologias, metodologias ativas, ensino híbrido e empreendedorismo”, explica o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica do MEC.
Outro objetivo da iniciativa é promover cursos inovadores, com ênfase na vivência prática na escola, buscando reforçar a formação interdisciplinar dos professores da Educação Básica. O edital está disponível.
O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares teve início em 2021, envolvendo a graduação em pedagogia e licenciaturas, ou seja, a formação de novos profissionais. Em 2022, o foco será na pós-graduação para docentes da Educação Básica, uma iniciativa de valorização da categoria.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB