A fala fez parte da palestra “Violência doméstica, o que sabemos? O que Fazemos? Uma reflexão Necessária”, proferida pela Dra. Fayda Belo, advogada, ativista e Coordenadora Executiva de Política para Mulheres e Direitos Humanos na Prefeitura de Cachoeiro, nesta quarta, 09. O momento fez parte da programação da Semana da Mulher da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES, promovida pela Ouvidoria da Mulher “Leonilda Barros Gava”.
Fayda traçou um histórico da legislação brasileira, que contribuiu imensamente para a cultura ‘patriarcal e machista’ que fomentou e viabilizou a violência doméstica no Brasil por tanto tempo. “Não foi só a minha casa, a sua casa, que criou a ideia de que a mulher tem que ser a bela, recatada e do lar. O Estado, com as leis, criou no íntimo do homem a ideia de que ele sim é quem manda, de que a mulher não está à altura dele, de que a gente é frágil”.
Explicou também que, mesmo com avanços na legislação, como a Lei Maria da Penha, ainda é preciso ser vigilante e acolher as vítimas. “Você sabe como veio essa lei? Maria precisou ser quase morta duas vezes pelo seu esposo e o Brasil não fez nada. Porque criou-se a máxima de que ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’(…) Pra que a gente mude essa estrutura, precisamos começar dentro dos nossos lares”.
O evento contou com a participação de servidoras da Casa, representantes de ouvidoria e conselhos municipais e dos vereadores Paulinho Careca e Sandro Irmão. Houve sorteio de brindes de parceiros e momento de beleza voltado para as mulheres 50+.
Paulinho Careca (PSB), vereador ouvidor da mulher na Casa, agradeceu a presença de todas: “É um prazer muito grande contar com a presença da Dra Fayda, advogada cachoeirense conhecida já nacionalmente como uma desbravadora, guerreira, um orgulho pra Cachoeiro, assim como todas vocês”.
Assista a palestra no YouTube
A programação continua
Duas campanhas estão em andamento até o fim do mês:
CAMPANHA ABSORVENDO AFETO – arrecadação de absorventes para doação às escolas públicas e Centro-pop. Recebimento das doações: Segunda a sexta-feira, 7 a 31 de março, das 7h às 18h, no Saguão Ilo Coelho – recepção da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
CAMPANHA CORTE SOLIDÁRIO – tratamento e corte gratuito, oferecido pelo Ed Alves Cabeleireiro, para doação de cabelos ao Banco de Perucas da Casa de Apoio ao Câncer. Agendamento pelo telefone (28) 99987-8767
Além disso, nesta Semana da Mulher, ainda acontecem dois eventos na Câmara
10/03 (quinta-feira), 12h, no Plenário “Elias Moisés”:
– Palestra com o tema “MULHER EMPREENDEDORA É MULHER EMPODERADA, proferida pela empreendedora Paula Garruth, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais.
– Momento Beleza “TODAS ELAS” para as Servidoras da Casa (ações de beleza e sorteios de brindes).
11/03 (sexta-feira), 12h, Saguão “Ilo Coelho”:
– MÚSICA PARA ELAS (shows de voz e violão com cantores da Casa e Parceiros + sorteios);
14h – Plenário “Elias Moysés”:
– Palestra alusiva ao Dia Estadual da Poetisa Capixaba com o tema “MARIA ANTONIETA TATAGIBA – PRIMEIRA POETISA CAPIXABA EDITADA”, proferida pelo presidente da “Academia de Arte-História-Letras Maria Antonieta Tatagiba”, Dr. Pedro Antônio de Souza, com transmissão ao vivo pelo You Tube e Redes Sociais;
15h – Plenário “Elias Moysés”:
– Entrega de Homenagens Especiais a poetisas cachoeirenses;
– Coquetel de encerramento.