A promoção da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho é um compromisso da BRK, empresa privada de saneamento básico que atua em Cachoeiro de Itapemirim e em mais 124 cidades brasileiras. Uma demonstração deste compromisso está no Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras, que, no mês de março, para homenagear as mulheres, lançou um minidocumentário com depoimentos de participantes.
De acordo com Bruno Ravaglia, diretor da BRK Cachoeiro-ES, a concessionária tem como meta, considerando todas as unidades no Brasil, contar com 40% de mulheres em cargos de liderança e ter um quadro de funcionários formado por 30% de trabalhadoras até 2024. “O Programa de Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras cumpre o papel de compartilhar e reforçar os desafios da sociedade em ampliar as oportunidades de trabalho para essas mulheres. Nesta iniciativa, temos a parceria do Grupo Mulheres do Brasil, entidade que defende o protagonismo feminino nos negócios e na política”, explica Ravaglia.
O vídeo apresenta depoimentos de três participantes da primeira edição do Aceleração de Carreiras para Mulheres Negras. As profissionais contam que a partir do projeto puderam evoluir e ganhar visibilidade no mercado de trabalho para ir mais longe. Uma delas é Adriana Cardoso, supervisora de Projetos e Controle de Obras da BRK em Cachoeiro. “No passado, estar em um lugar de liderança era só um sonho. Muito mais do que estar na empresa como liderança, é estar na sociedade num papel que faça essa projeção e mostre para as pessoas que é possível”, afirmou Adriana Cardoso.
Ela lembra que, antes, as jovens negras não tinham que estudar, mas sim trabalhar para ajudar em casa. “Os meus pais foram diferentes em manter esta postura e continuar incentivando a gente na questão de estudo e educação. O programa da BRK, agora, veio para consolidar tudo isso. Fazer liga com pessoas que realmente querem o seu bem, veem seu lado positivo e te conduzem de alguma forma”, disse.
Com duração de nove minutos, o minidocumentário traz também depoimentos de Magnólia Jesus, Coordenadora de Tratamento Água e Esgoto da BRK Alagoas, e de Francielly Martins, Gerente de Qualidade da BRK São Paulo (Corporativo). Participam, ainda, Tayana Fernandes, Analista de Comunicação e co-líder do Grupo de Trabalho de Raça, também da BRK São Paulo (Corporativo), e Elizabeth Scheibmayer, líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
O Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras contou com duas edições, com a participação de 37 funcionárias no total, sendo que 30% das profissionais da primeira turma foram promovidas. O projeto reúne workshops sobre ancestralidade, autoconhecimento e autoestima e mentorias com profissionais da BRK para garantir que todas as participantes identifiquem e alcancem seus objetivos profissionais.
Sobre a BRK – A BRK é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam com os serviços da BRK, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899.
– Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
– Para a empresa, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEPs).