A deputada Federal Norma Ayub intermediou uma audiência entre a diretoria e o conselho da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim-ES junto ao Ministério da Saúde. O Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, Presidente da instituição, e o superintendente Afrânio Emílio também participaram da reunião.
Em um primeiro momento, foi apresentada ao assessor técnico do Ministério da Saúde, Paulo Tiago, toda a estrutura da Santa Casa, suas especialidades e, principalmente, sua fundamental importância para a região Sul. Hoje o hospital atende 27 municípios, chegando a 800 mil habitantes. Ressaltando ainda que é o único na região que é referência para atendimento de urgência e emergência, que mantém o seu serviço por 24 horas.
O presidente da instituição, Dom Luiz Fernando, apresentou um plano de reestruturação financeira, previsto para os próximos 10 anos, e ressaltou a importância da ajuda de todos para colocá-lo em prática e manter a instituição funcionando. “Os nossos deputados aqui presentes conhecem bem a situação e também estão empenhados em ajudar no sentido de encontrar um caminho para solucionar esse problema. Com a união do Governo Federal, Governo Estadual, parlamentares, sociedade civil organizada e, com fé em Deus, vamos seguir em frente com nossa missão que é salvar vidas”, disse o bispo.
Além da Deputada Norma, também esteve presente à audiência, o Deputado Estadual Ferraço. Ambos estão muito empenhados no sentido da recuperação da Santa Casa, promovendo ações e indicações de emendas para colaborar com a instituição. “Após diversas solicitações de apoio ao Governo do Estado, continuo minha luta pela solução dos problemas da Santa Casa. Tudo por um único motivo, que a população do meu estado tenha um serviço de saúde de qualidade”, fundamentou o deputado.
A Deputada Norma Ayub, que sempre teve a saúde como prioridade em seu mandato, esteve recentemente no Ministério da Saúde levando toda a situação e os pedidos da Santa Casa e, na oportunidade, conseguiu agendar a audiência para que os próprios profissionais pudessem relatar a atual situação em que se encontra o hospital.
“Ninguém melhor para falar de suas dores do que as próprias pessoas que as sentem. Esse encontro de hoje foi fundamental para que os profissionais pudessem, além de expor a situação da Santa Casa e apresentar o plano de reestruturação, dizer como se sentem e sua relação com o hospital. A Santa Casa é a “casa” de muitos deles, é o abrigo de toda uma população que precisa de atendimento imediato, não podemos e nem vamos deixar essa instituição fechar! Estamos juntos!”, disse a deputada, que considerou a reunião muito produtiva e aguarda um retorno positivo do Ministério da Saúde para os pedidos que foram feitos pela Santa Casa.