A Festa Nacional de São José de Anchieta marca a retomada dos eventos presenciais depois do período de pandemia e será a primeira após a conclusão das obras de restauro e readequação do Santuário Nacional, situado no município de Anchieta.
Com uma ampla programação presencial e online que vai até o dia 12 (domingo), a festa terá como ponto alto o Dia de São José de Anchieta, nesta quinta-feira (09), quando será celebrada uma Missa Solene pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, às 17 horas, no pátio do Santuário.
“Moradores, turistas, católicos e devotos de São José de Anchieta vão poder conhecer o novo Museu do Santuário e o restauro da Igreja de Nossa Senhora de Assunção. Muitos, que ainda não conhecem o local ou que há tempos não o visitam, vão se deparar com um patrimônio histórico totalmente restaurado e preservado, à altura de sua importância para o Espírito Santo e o Brasil. Um trabalho que muito nos recompensa”, afirmou o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo.
Evair participou de todo o processo para aprovação do restauro pelo Governo Federal e lembra que, em 2015, foi iniciado o trabalho em busca dos recursos, a partir de uma audiência no Ministério da Cultura com a presença do padre Cesar Augusto dos Santos e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Até o início do restauro, em maio de 2018, foram diversas ações até a passagem do projeto pela Diretoria de Incentivo à Produção Cultural do MinC e a conclusão, em outubro do ano passado.