A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou nesta terça-feira (5) dois projetos que criam novas rotas turísticas no Espírito Santo. O primeiro, de autoria do deputado Coronel Alexandre Quintino (PDT), cria a Rota da Serra das Torres, numa região que alcança os municípios de Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua.
Já o segundo, do deputado Marcos Mansur (PSDB), prevê a criação da Rota do Vale do Guarani, em Muniz Freire. Ambos os roteiros valorizam as regiões de montanha, com belos monumentos naturais que se destacam no Espírito Santo. A finalidade é atrair visitantes para as cidades e gerar renda e emprego para os moradores das localidades que possuem interface com as rotas.
Fique por dentro das novas rotas.
Vale do Guarani
A “Rota do Vale do Guarani” fica no distrito de Piaçu, em Muniz Freire, conhecido por produzir café de qualidade reconhecida nacionalmente, além do clima de montanha. A topografia acidentada e montanhosa da região é um dos atrativos turísticos apontados pelo deputado Marcos Mansur que o levou a propor o projeto de lei.
A região possui altimetria acima de 1.000 metros e, portanto, um clima ameno. Neste sentido, promete ser opção para implantação de futuros projetos turísticos de inverno, em especial do ecoturismo e agroturismo. Além disso, possui uma vista deslumbrante de quem chega da Rodovia Federal BR-262 e ingressa na Rodovia ES-181 com destino à sede do município”, explica Mansur.
Serra das Torres
Monast, que faz parte dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul, ocupa 10.458,90 hectares de Mata Atlântica.
Das espécies raras de répteis do Espírito Santo, 27% estão no Monumento Natural da Serra das Torres, sendo endêmicas da Mata Atlântica, e 30% tinham menos de cinco indivíduos registrados no Espírito Santo, segundo a bióloga e pesquisadora Jane de Oliveira, que estuda há muitos anos a diversidade do Monumento Natural da Serra das Torres (Monast).