Em solenidade empresarial realizada na noite desta terça-feira (05), no auditório do Hotel Golden Tulip Vitória, empresários e representantes do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) comemoraram o primeiro ano de atividades do programa “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, desenvolvido em parceria pelas duas entidades para alavancar as exportações de rochas ornamentais. Durante o evento, o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o vice, Fabio Cruz; e o gerente de projetos, Rogério Ribeiro, apresentaram um balanço dos principais resultados obtidos neste primeiro ano de trabalho.
Este programade incentivo às exportações de rochas ornamentais nasceu de um convênio setorial articulado pelo vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, deputado Evair de Melo (PP), assinado no dia 16 de junho de 2021 por dirigentes do Centrorochas e da Apex. Os trabalhos estão sendo realizados por um Comitê Gestor criado com o intuito de coordenar as estratégias de promoção, fortalecimento de imagem e desenvolvimento do setor, para fomentar a internacionalização dos negócios no mercado mundial de rochas ornamentais.
RECORDE DE EXPORTAÇÕES
“Em 2021, as exportações de rochas registraram o melhor faturamento de toda a história: 1,34 bilhão de dólares. Graças à parceria entre o Centrorochas e a Apex, as empresas brasileiras de mármores e granitos aumentaram significativamente suas exportações e, por consequência, geraram mais empregos e renda no país”, disse o deputado Evair de Melo, que participou do evento por videoconferência.
REDUÇÃO DE IPI
Com a publicação do Decreto nº 10.771, de 23 de agosto de 2021, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Governo reduziu de 5% para 1% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de rochas ornamentais.
Segundo o deputado Evair de Melo, esse setor foi o primeiro a ser desonerado pelo Governo, devido à sua importância para a economia brasileira. “A redução do IPI garantiu tratamento fiscal isonômico com relação aos produtos concorrentes e aumentou consideravelmente a competitividade do segmento no Brasil e no Espírito Santo, que é o maior produtor e exportador brasileiro de rochas ornamentais, responsável por 82% das exportações nacionais” – disse.
METAS DO PROGRAMA
Até 2023, o programa “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, realizado em parceria pelo Centrorochas e ApexBrasil, estará amparado em quatro pilares: estímulo ao desenvolvimento das empresas do setor; sensibilização da demanda quanto à diversidade de rochas do Brasil; ampliação de mercados e desconcentração das exportações; e promoção da imagem do setor junto a arquitetos e designers. O projeto vai atuar com foco em oito países principais, distribuídos em três continentes: China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, Itália, México, Reino Unido e Rússia.
O Comitê Gestor do programa também prevê a realização de workshops e seminários preparatórios para os mercados dos Estados Unidos, da China e da Itália; a prestação de serviços individualizados de suporte para as empresas participantes; promoções comerciais e ações de marketing em feiras internacionais; além dos projetos de “Imagem” (visando trazer ao Brasil jornalistas e especialistas para participação em feiras e/ou eventos nacionais setoriais) e de “Compradores” (que busca identificar e trazer ao Brasil distribuidores, agentes e inspetores que tenham potencial de importar e estejam interessados nas rochas ornamentais brasileiras).