Produtores da agricultura familiar de cinco municípios capixabas terão mais R$ 1 milhão para comercializarem seus produtos e garantir que comida gratuita e de boa qualidade chegue à mesa de famílias capixabas em situação de vulnerabilidade. Os recursos virão com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal no Espírito Santo.
Os cinco municípios capixabas que aderiram ao programa e que atenderam aos requisitos legais, são Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cariacica, Ecoporanga e Ponto Belo. Eles receberão R$200 mil cada um. Os recursos já foram empenhados pela Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania e devem ser pagos de forma gradativa, na medida em que os agricultores forem comercializando seus produtos.
Estudos realizados pelo programa ‘Desenvolvimento Regional Sustentável’, do Governo do Espírito Santo, mostram que mais da metade da população de 29 municípios capixabas vive em situação de extrema pobreza. “Por isso, estamos priorizando este trabalho junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que permite a compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores locais, para distribuir diretamente às famílias que não têm acesso à alimentação adequada”, informou o deputado federal Evair de Melo (PP), vice-líder da bancada governista na Câmara dos Deputados.
O que é o PPA?
O PPA é um programa por meio do qual o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente a pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável, e também àquelas atendidas pela rede da assistência social (Exemplos: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS), por meio dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (como cozinhas comunitárias e restaurantes populares), pela rede pública e filantrópica de ensino e pelas redes públicas de saúde e justiça.