Eles estão na linha de frente da prestação dos serviços de água e esgoto e desempenham um papel essencial para a eficiência dos serviços. Os leituristas, também conhecidos como agentes comerciais, diariamente percorrem bairro a bairro, fazendo a medição individual do consumo de água e esgoto, orientando e sanando as possíveis dúvidas dos clientes.
A importância é tamanha que esses profissionais têm o seu dia celebrado em 20 de julho. Em Cachoeiro de Itapemirim, 35 profissionais realizam esse trabalho. Faça sol ou chuva, cada um deles visita cerca de 350 endereços diariamente, entre residências e comércios, realizando a leitura dos hidrômetros e fazendo a entrega das faturas em tempo hábil.
Segundo Roberland Fabre de Mello, gerente comercial da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a função do leiturista vai além, sendo este profissional um dos pilares para o bom relacionamento da empresa com os clientes.
“Além da leitura acurada dos hidrômetros, os leituristas realizam visitas técnicas para identificar possíveis vazamentos nas instalações hidráulicas nos imóveis, orientam os clientes em casos de dúvidas, comunicam sobre as ações da empresa, identificam e notificam situações de ligações irregulares, entre outras funções. Com tantas responsabilidades, o atendimento de excelência realizado por esse profissional é um dos principais responsáveis pela satisfação dos nossos clientes e pelo nosso bom relacionamento com eles”, explica Roberland Fabre de Mello.
Rodrigo Batista, que é leiturista há dez anos em Cachoeiro de Itapemirim, afirma que para ser um bom leiturista é fundamental ser educado, ter empatia e se colocar no lugar do cliente. “Já passei por situações muito desafiadoras, em que tive que ter muito jogo de cintura para explicar à cliente que eu só estava ali para realizar meu trabalho. Ao final da tarefa, a mesma me agradeceu”, conta.
Para o leiturista Everton Matos Abreu, que está há dois anos na função, a atenção e o profissionalismo são as principais características de um bom leiturista. “Essa é uma profissão de bastante responsabilidade, em que vamos até o cliente e, muitas vezes, entramos dentro das casas. Por isso, sempre temos que respeitar o próximo, procurando ser o mais profissional possível no dia a dia”, finaliza.