O prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio Rocha, e o vice-prefeito, Fábio Pereira (DaGata) se reuniram com representantes da Associação Comunitária dos Quilombolas de Graúna, para ouvir as necessidades locais e tratar sobre projetos que serão desenvolvidos na comunidade.
Autodeclarada quilombola, Graúna terá total apoio da prefeitura na captação de recursos voltados para incentivar projetos culturais, artesanato, e a melhoria da geração de emprego e renda na comunidade. Já foi realizado, através da Secretaria de Cultura, um levantamento dos recursos que a associação poderá receber, através de credenciamentos estaduais e federais, e a equipe técnica do município estará disponível para uma consultoria, caso a associação necessite.
Atualmente a Associação Comunitária Quilombola precisa ter uma sede, pois este é o pré-requisito de alguns projetos que pretendem se inscrever. “Temos verbas que voltam pelo fato da associação não termos uma sede”, desabafou o presidente, Leandro Fabiano. “Esse não será mais um problema. Encontramos uma solução! Faremos um contrato de cessão de uso de uma área esportiva que o município tem na comunidade, que não está sendo utilizada”, garantiu o prefeito.
A comunidade tem atividades de artesanato crochê, produção de esteira, grupo de capoeira, grupo de Maculelê, e diversas outras manifestações culturais. “Essas potencialidades serão exploradas culturalmente. Vamos valorizar e respeitar a história dos Quilombolas de Graúna” garantiu o Secretário de Cultura, Rafael Perim.
A reunião tratou ainda sobre a infraestrutura da Comunidade, como por exemplo o saneamento básico.