Começa nesta quinta-feira (04) e vai até domingo (07), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, no Bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, a Exposul Rural 2022. Os portões serão abertos às 14h e a solenidade de abertura está marcada para as 17h. A entrada solidária é um quilo de alimento não perecível.
Entre as atividades estão: exposições de animais, área demonstrativa de compost barn, máquinas, implementos e serviços agrícolas; alas de cafés especiais, de agroindústrias e de artesanato; empreendimentos e associações de turismo; comercialização de mel, flores e plantas ornamentais; cachaças e cervejas artesanais, além de microempreendedores do ramo de alimentos.
Haverá, também, atrações esportivas, feira de adoção de pets e uma vila gastronômica, com food trucks e estandes de alimentação e atrações musicais e culturais.
Durante a Exposul, o Parque de Exposições de Cachoeiro – que passa por ampla reforma para a construção do maior pavilhão coberto do Espírito Santo, com recursos de R$ 8 milhões destinados por emenda do deputado federal Evair de Melo –, haverá, também, uma vila gastronômica com food trucks e quiosques, praça de alimentação e atrações musicais e culturais.
“Montamos um auditório com capacidade para 300 pessoas na área central da feira, para realização de palestras técnicas, entregas governamentais e não-governamentais, encontros temáticos e outras atividades que serão transmitidas ao vivo pelo canal da Exposul Rural no YouTube”, informou Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural e organizador da Exposul Rural, em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro.
Segundo ele, para a criançada, a principal atração será um parque temático que vai oferecer experiências rurais divertidas e muitas demonstrações visuais e práticas sobre a cadeia produtiva do leite, desde a fazenda até a mesa do consumidor. “Teremos, ainda, atividades na cozinha da roça, amamentação de bezerros, passeios de pônei e charrete, coelhos, peixes ornamentais e o ‘Jardim do Mel’, que será uma grande atração”, completou Wesley.
O prefeito Victor Coelho reforçou que a Exposul Rural é um evento importante para a economia do município, em que o produtor rural tem a oportunidade de divulgar seu trabalho e concretizar negócios. “E o público, além de aproveitar as atrações, também tem a oportunidade de conhecer e valorizar o trabalho do homem do campo”, destaca.
A Exposul Rural se consolida, cada vez mais, como um dos mais importantes eventos do agro capixaba. Em sua última edição, em 2019, movimentou mais de R$ 25 milhões em negócios e recebeu um público estimado em 13 mil pessoas. E não é por acaso. “A feira cria oportunidade de integração entre os pequenos produtores e representantes dos diversos setores produtivos, cuja troca de experiências abre portas para novas oportunidades de emprego e renda no campo”, disse o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Evair de Melo.