Durante sua passagem pela Exposul Rural, na tarde deste sábado (06), em Cachoeiro de Itapemirim, o governador Renato Casagrande (PSB) falou com a reportagem do PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS. Bem à vontade, o governador elogiou o evento, falou do bom ambiente de negócios no Estado para atração de empresas e investimentos e anunciou que volta ao município na próxima terça-feira (09), dessa vez acompanhado do seu candidato a vice, o cachoeirense Ricardo Ferraço (PSDB). Casagrande não vê problemas de relacionamento com o presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ambos vençam as respectivas eleições que disputam. Quanto à campanha eleitoral, foi taxativo: “Não vão me ver falando mal de ninguém”.
Confira os principais pontos da entrevista:
Qual a importância da Exposul para o agronegócio do Sul do Estado?
É importante para potencializar o setor, são 146 expositores, aqui vem a agricultura de todo o Estado. É um evento que tem todo apoio do Governo do Estado e do Sebrae. Incentivar a atividade agrícola e os negócios ligados à agricultura, ao interior do estado, é fundamental para o nosso desenvolvimento, especialmente essa região em que a agricultura é muito forte.
Qual a estratégia do governo para atrair mais investimentos para a região num possível próximo mandato?
Mantendo um bom ambiente de negócios. Ter incentivos para atrair novos negócios e segurar aqueles que já estão aqui, como redução de tributos, financiamentos, através do Bandes e do Banestes e de outros bancos públicos e privados. Mas é importante termos transparência na relação. Conversamos com o setor produtivo e com o empreendedor de todos os níveis, de todos os tamanhos, de forma que eles tenham confiança naquilo que estamos colocando, numa relação transparente e republicana. Para isso, temos que manter o Estado organizado.
No caso de Cachoeiro, também estão sendo feitos investimentos que colaboram nessa atração do investidor?
Sim, estamos fazendo aqui no polo industrial de São Joaquim, melhorando suas vias de acesso. Vamos começar daqui a pouco a duplicação da Rodovia do Frade. Também estamos fazendo diversos investimentos no recapeamento das ruas e avenidas urbanas de Cachoeiro de Itapemirim, a macrodrenagem da Linha Vermelha e nova delegacia, entre outras. Tudo isso mostra que o estado está organizado. Então, o setor privado olha isso tem mais segurança para fazer os investimentos.
O Ricardo Ferraço (PSDB), candidato a vice-governador na sua chapa, que é de Cachoeiro, não veio com o senhor. Vocês estão dividindo a agenda?
Sim, nós dividimos a agenda, mas na terça-feira vamos estar juntos aqui, fazendo um debate de programa de governo, no Jaraguá Tênis Clube, às 18h00. Vamos juntos fazer uma boa conversa com as regiões Central-Sul, Litorânea Sul e Caparaó. Vamos unificar as conversas aqui para o nosso programa de governo para os próximos quatro anos. Tivemos reuniões muito boas em São Mateus e Colatina e tenho certeza que aqui não será diferente.
Num eventual próximo mandato do senhor, caso Jair Bolsonaro vença a disputa presidencial, por exemplo, o senhor prevê dificuldades?
Da minha parte, não. Sabe que tenho o meu candidato, que é o presidente Lula, mas se outro candidato vencer as eleições vamos ter uma boa relação. Veja que eu não faço nenhum ataque ao presidente Bolsonaro, nossas discordâncias são políticas e as manifesto com muita elegância e educação. Eu não estou na política para desmerecer ninguém, estou para trabalhar. Nessa campanha vocês podem ter certeza que não vão me ver falando mal de ninguém. Será respeitando as pessoas, falando de mim, daquilo que já fiz e estou fazendo.