A seca no Sul do Espírito Santo tem feito com que as prefeituras da região desenvolvam projetos que estimulem os produtores rurais a reter a água da chuva através de pequenas bacias escavadas no solo, denominadas de “barriguinhas”. Em Presidente Kennedy, o Projeto Barriguinhas está aberto para o cadastro dos agricultores e pecuaristas.
As barriguinhas podem ser feitas em áreas de pastagens, lavouras ou estradas para reter as águas que descem em enxurrada durante a chuva. Essas águas vão se acumulando e aos poucos se infiltram no solo, recarregando o lençol freático e tornando a área ao seu entorno mais úmida, propiciando a produção de pasto ou lavouras.
Para se cadastrar no Projeto Barraginhas, o proprietário rural deve acessar o site da Prefeitura de Presidente Kennedy – www.presidentekennedy.es.gov.br – e clicar no ícone “Licenciamento Ambiental”.
Logo após, deve imprimir o formulário para requerimento – Cadastramento Projeto Barraginhas. O formulário deverá ser preenchido com as informações solicitadas e entregue no Protocolo Geral do Município de Presidente Kennedy com cópia dos seguintes documentos: documentos pessoais do proprietário rural (RG e CPF); Cadastro Ambiental Rural – CAR da propriedade; e documento que comprove a propriedade ou posse da terra.
Depois desse processo, uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente agendará uma visita na propriedade para verificar a possibilidade de construção de barraginhas na área rural. Caso seja possível a construção de barraginhas na propriedade, a mesma entrará no
Barriguinhas
O Projeto Construção de Barraginhas em Microbacias no Estado do Espírito Santo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) e o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e será executado em Presidente Kennedy pela Prefeitura Municipal.
Para a realização do projeto, a Prefeitura disponibilizará maquinário, operador e técnico capacitado, sem custos ao proprietário. A tecnologia social denominada “Barraginhas” foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).