Candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) vem dando especial atenção à produção de um ambiente de negócios inovador e preparado para as demandas do mercado. O equilíbrio fiscal e a gestão eficiente dos recursos tornam o Espírito Santo competitivo no cenário nacional.
O Programa de Governo do candidato apresenta propostas que promovem a aplicação e gestão dos recursos de Fundos regionais criados para execução de políticas de crédito incentivadas e alinhadas com o diagnóstico de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Criado por Casagrande, o Fundo Soberano é um exemplo de gestão de recursos públicos para o crescimento equilibrado do Espírito Santo. A partir do Fundo Soberano, mais de R$ 250 milhões já foram investidos na atração de empresas de base tecnológica para o estado.
“O que queremos é potencializar as empresas do nosso estado e atrair novos empreendimentos. Nós estamos no processo de criar um ambiente adequado para a inovação aqui”, explicou Casagrande, que pontuou a qualificação dos capixabas como ponto fundamental para atingir esses objetivos.
”Nós temos duas boas escolas técnicas, estamos montando mais cinco. Temos parceria com o Ifes, com a Ufes, e queremos ampliar a nossa parceria com o setor produtivo na formação“, declarou.
Para os próximos quatro anos, além do investimento em qualificação, Casagrande defende a estruturação de soluções financeiras e novos modelos de operações de crédito, incluindo a modalidade de crédito digital, para o aumento da competitividade das empresas capixabas de micro, pequeno e médio porte.
“A gente tem hoje cursos como o do QualificarEs que prepara as pessoas para ser microempreendedoras, então vamos vincular linha de crédito ao programa, para que as pessoas que se qualificam com a gente também possam comprar equipamentos, montar seu negócio e empreender nas ideias que tem”, adiantou Casagrande.