Entre os presos, estão dois suspeitos de envolvimento em um crime de roubo, que ocorreu no dia 24 de junho deste ano
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim-ES, realizou, nessa quarta-feira (31), uma ação policial intitulada “Operação Caminhos do Campo”. O objetivo foi cumprir mandados de prisão que foram expedidos em desfavor de sete pessoas, incluindo dois indivíduos que são suspeitos de envolvimento em um roubo no qual uma família foi feita de refém. O crime ocorreu no dia 24 de junho deste ano, na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim.
Os sete presos foram localizados nos bairros Aeroporto, Vila Rica, Bela Vista e Jardim Itapemirim, todos localizados no município de Cachoeiro de Itapemirim. O titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais, delegado Rafael Amaral, informou que a diligência empreendida nessa quarta-feira (31) se trata da segunda fase da “Operação Caminhos do Campo”.
“Na primeira diligência que realizamos, o Poder Judiciário não havia expedido mandados de busca e apreensão em desfavor dos suspeitos que foram presos nessa quarta-feira (31). Na primeira etapa, coletamos informações e provas que resultaram na autorização judicial para prender os envolvidos e, assim que recebemos a ordem, empreendemos a segunda fase da operação”, explicou o delegado Rafael Amaral.
Entre os delitos que foram cometidos pelos acusados, estão os crimes de roubo à mão armada, furto qualificado, violência contra a mulher, falsificação de documentos e estupro. Dois dos presos estavam foragidos do Sistema Prisional e cumpriam pena pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além disso, com os foragidos, foi encontrada uma pequena quantidade de maconha e um simulacro de arma de fogo.
Após a operação, os detidos foram conduzidos até a 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim. Posteriormente, eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim. O material apreendido também foi entregue na delegacia.
“Operação Caminhos do Campo”
Em abril deste ano, foi criada a Delegacia Especializada em Crimes Rurais, com os respectivos Núcleos de Repressão aos Crimes Rurais. A criação desta delegacia faz parte do Plano Estadual de Segurança Rural do Espírito Santo, que traça uma série de ações com o objetivo de aumentar a proteção à população do campo.
“O núcleo visa à solução de crimes para a identificação e a consequente responsabilização dos responsáveis pelos atos. Em decorrência disso, o Deic de Cachoeiro de Itapemirim intensificou os trabalhos investigativos no meio rural, desvendando mais um dos delitos, sempre visando a uma melhor qualidade de vida dos moradores do campo”, disse o titular da Deic, delegado Rafael Amaral.