Promover sustentabilidade, geração de riqueza combinada com justiça e equidade social, cidadania e democracia são objetivos de Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição ao governo do Espírito Santo, para aplicar e ampliar o conceito de “Cidades Inteligentes” no Espírito Santo
“Hoje nós temos rede de fibra óptica da Prodest, contratada pelo Governo do Estado em nove cidades. Na região metropolitana e entorno todos os pontos da administração pública do Estado são atendidos. São escolas, unidades de saúde, polícia, presídio”, detalhou Casagrande, antes de anunciar a ampliação do trabalho por meio da iniciativa “ES Inteligente”.
O programa mobiliza secretarias e instituições de forma integrada com os segmentos produtivos, com coordenação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), para proporcionar oportunidades de parcerias entre municípios e setor privado nas áreas de abastecimento de água e saneamento, energias renováveis, tratamento de resíduos sólidos, iluminação pública, conectividade e na implantação de novas tecnologias para a consecução do conceito de “Smart Cities”.
Fundamental para este conceito, a mobilidade urbana diversificada e preocupada com o desenvolvimento sustentável também será ponto de atenção de Renato Casagrande pelos próximos quatro anos, caso seja reeleito governadordo Espírito Santo.
“É só ver que não tem obra nossa sem ciclovia, estamos fazendo ciclovia até na Terceira Ponte, uma obra referência na engenharia. Também vamos investir em ônibus elétricos, que vão servir de experiência. Também já estão chegando veículos híbridos e elétricos. Então essa é a nossa busca, proporcionar qualidade de vida usando todas as possibilidades que nós temos”, afirmou o candidato.