Os projetos para reforma do Teatro Municipal Rubem Braga estão em fase avançada. Na última semana, foram entregues, à Secretaria Municipal de Obras (Semo), as plantas técnicas referentes às áreas de cenotécnica, iluminação cênica, sonorização, acústica e ambientação.
Após a conclusão da reforma, Cachoeiro terá um dos teatros mais modernos do Espírito Santo, com equipamentos automatizados e renovação completa das partes acústica; sonora; cenotécnica e de iluminação e ambientação. Além disso, o camarim será ampliado e toda a estrutura será adequada às normas vigentes de acessibilidade.
Melhorias
Os cinco projetos entregues preveem melhorias como a instalação de varas cênicas motorizadas; espuma acústica Revest Frame; sistema de climatização; iluminação de público, totalmente, dimerizável; poltronas e percursos acessíveis e balizadores embutidos nas paredes, dentre outras melhorias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, esses projetos técnicos foram elaborados por uma empresa especializada, contratada via processo licitatório. De posse deles, a Semo trabalha na finalização de outros cinco projetos que estão sendo elaborados por sua equipe.
Após a conclusão dessa fase, a Prefeitura poderá lançar o edital para contratação da empresa que executará as obras de reforma. A previsão é de que essa concorrência pública seja aberta ainda neste ano.
“O Teatro Rubem Braga tem uma importância valiosa no cenário artístico cachoeirense. Estamos concentrando esforços para devolvê-lo aos artistas e à população, renovado e modernizado, dando continuidade a um legado de mais de 22 anos como um espaço cultural plural e democrático”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.
“Nosso teatro será, totalmente, recuperado e repaginado para receber artistas e público, da forma que merecem. Enfrentamos um período difícil, de pandemia, que desacelerou nossos planos. Mas agora estamos com força total neste projeto e esperamos, ainda este ano, iniciar o processo licitatório”, afirma o prefeito Victor Coelho.