Os moradores de Piúma passaram a ter um Posto de Atendimento Veicular (PAV) a partir desta segunda-feira (19). Há dez anos sem nenhuma agência do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) no município, os cidadãos tinham que se descolar até uma unidade nos municípios vizinhos para realizar os serviços do órgão. O PAV fica localizado na Rua Orides Fornaciari, 45, no Centro de Piúma.
A nova agência contará com um ambiente moderno, com estrutura equipada e mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, respeitando integralmente as normas de acessibilidade. Serão ofertados serviços nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, como consultas, impressão de boleto, primeiro emplacamento, transferência, mudança de característica, segunda via de recibo, substituição de placa, recursos, entre outros. O serviço de biometria também será implantado em breve.
O atendimento presencial no Posto de Atendimento Veicular de Piúma será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e deverá ser agendado pelo interessado exclusivamente no site do Detran|ES.
O prefeito estava super feliz ao lado do diretor do Detran, Harlei Silva que foi enfático: “Piúma feliz, mais investimentos e entregas, assinaturas de ordem de serviços. O Detran estava há mais de 10 anos sem funcionar na cidade”, disse.
O prefeito Paulo Cola estava deixou um recado a população, estava feliz com a entrega do Posto do Detran e as assinaturas das ordens de serviço para pavimentação da Rua Verde no Portinho, para a construção da Praça Saudável na divisa dos bairros Lago Azul e Céu Azul e a ordem de serviço de mais de R$15 milhões para a construção da Rodovia do Contorno que começará no trevo do bairro Niterói até a Ponte do bairro Piuminas. “Muito feliz, muitas entregas, um momento especial na nossa cidade. É o momento para gente convocar a população de Piúma nesta corrente do bem, pensamento positivo, de perguntar e fazer uma reflexão: o que eu posso fazer para ajudar a minha cidade. É este momento, é dar as mãos, é energia positiva. Nós estamos fazendo a nossa parte. O nosso dever de casa está sendo feito. Agora é esta boa energia incentivar as pessoas para que também a sua parte, zelar pelo bem público, contribuir. Vamos ser incentivadores do bem”, frisou o prefeito.
O prestador de serviços, proprietário das Autoescolas Salvador e Habilitar em Anchieta, Antônio Carlos Soares ficou muito satisfeito com a inauguração do PAV em Piúma. “O Posto de Atendimento é um braço do Detran no município, aproxima da população os serviços e facilita o acesso ao órgão. A unidade oferece serviços de registro de veículos, 1° emplacamento alteração de dados, consulta de débitos, emissão de extratos, multas, transferências, regularização de documentação e outros serviços veiculares diversos. É a praticidade de não precisar buscar o serviço em outros municípios. Além disso, incrementa a arrecadação do município, que passa a receber os recursos referentes aos tributos de trânsito,” ressaltou.
Agendamento on-line
Para organizar o atendimento, as agências do Detran|ES em todo o Estado funcionam mediante agendamento prévio.
Para agendar o atendimento presencial no PAV de Piúma, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Logo após, o cidadão deverá clicar no banner ou no link de agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão, onde deverá efetuar o login. Se ainda não tem uma conta, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o usuário do serviço terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.
Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:
- Acesse o site www.detran.es.gov.br;
- Clique no botão de Agendamento;
- Faça o login no portal Acesso Cidadão;
- Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;
- Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;
- Selecione o dia e horário para atendimento e confirme;
- Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou digital (imagem no celular).
Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir ao PAV para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema. Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à unidade do Detran|ES na data e hora agendadas e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.
Serviços on-line
O Detran|ES disponibiliza mais de 60 serviços on-line diretamente no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de deslocamento do cidadão até a unidade.
Acesse os serviços on-line da área de Habilitação
Acesse os serviços on-line da área de Veículos
Acesse os serviços on-line da área de Infrações