Mais uma pessoa veio a óbito em virtude de haver contraído a febre maculosa no Sul do Espírito Santo. A morte foi confirmada neste último domingo (02). Desta vez, foi uma mulher, que estava internada no Hospital Evangélico Litoral Sul, em Itapemirim.
Um homem já havia falecido na Santa Casa de Cachoeiro, no dia 27 de setembro, e outro permanece internado em estado grave na UTI do Hospital Evangélico Litoral Sul. A Secretaria de Saúde de Itapemirim informa que o Município teve um total 06 casos notificados para febre maculosa, sendo 03 confirmados e 03 negativos.
A Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) trabalham com a linha de investigação epidemiológica de que a contaminação ocorreu em uma provável área distante da comunidade de Rio Muqui, onde foi realizada uma pescaria por dois dos pacientes confirmados.
No entanto, equipes da vigilância municipal e estadual estão realizando uma varredura, com coleta de material, para uma pesquisa entomológica, na área onde residem os pacientes, no local da pescaria, e também no local onde ocorreu uma caça. Na última semana essa pesquisa ficou comprometida devido ao tempo chuvoso, mas continua essa semana.
Vale ressaltar que a febre maculosa é transmitida por carrapato contaminado. Todos os pacientes que testaram negativo seguem sendo acompanhados e monitorados pela vigilância epidemiológica do Município.