A Cheff Pet nasceu, sobreviveu e cresceu durante a pandemia, e teve o Sebrae/ES como aliado
Saudabilidade e originalidade na hora de alimentar os bichinhos. Esse é o diferencial da empresa Cheff Pet, de Anchieta, uma pequena fábrica de produtos 100% naturais, sem aditivos químicos, que produz alimentos para cães e gatos.
Há dois anos no mercado, a decisão de empreender foi tomada um mês antes da pandemia se instalar no país. O talento do Leandro Carlos de Oliveira para a cozinha e a disposição do filho, Vitor Fernando Carvalho, foram os ingredientes principais para que a empresa saísse do período de experiência e se tornasse uma pequena indústria. Mas quem de fato motivou o início da produção foi a pet da família, a Flor de Lis.
“A nossa cadelinha é muito alérgica, e precisou fazer uma dieta alimentar, então, eu comecei a produzir alguns alimentos saudáveis para ela, em casa mesmo. Chegou um tempo que as pessoas começaram a pedir e a partir daí, percebemos que o produto tinha mercado e surgiu a ideia de monetizar a produção”, conta Leandro.
A parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) foi fundamental para que fossem dados os primeiros passos da empresa.
“Sem dúvida, o Sebrae/ES foi muito importante para mostrar o caminho de forma profissional em algumas áreas em especial, como tecnologia digital e financeira, para evitar tentativas e erros”, destaca Leandro.
Para testar e validar o produto, eles fizeram uma tiragem exclusiva e distribuíram entre amigos, veterinários, nutricionistas e outros profissionais. Afinal, eles não queriam ser mais uma fábrica de produtos para animais, a meta era produzir algo funcional, focado no tratamento da saúde animal, uma demanda no mercado. E deu certo!
“Tudo é feito com muito carinho e amor, e as pessoas compraram o nosso conceito, o que fez com que o Cheff Pet sobrevivesse e crescesse na pandemia. Nossos produtos possuem tabela de valor nutricional, garantia, e esse é o nosso diferencial. Procuramos entregar para nossos clientes, tutores e pets, o que nós gostaríamos de receber. Primamos pelo relacionamento empático junto a quem nos escolhe. Como expressamos em nosso slogan: É mais que sabor, é amor!”, explica o empreendedor, que hoje toca a empresa sozinho, com o auxílio dos funcionários.
Hoje, além da linha funcional, a empresa atua com outras quatro frentes: linha de petiscos 100% naturais, buffet pet, delicatéssen ou confeitaria, e produtos congelados para estabelecimentos pet friendly.
Para se manter no mercado, a Cheff Pet estabeleceu parceiros importantes, como hospedagens, creches, além de revendedores dos produtos e pet influencers. A empresa já pensa em transferir suas atividades para a Grande Vitória, uma vez que 80% dos clientes estão nessa região.
Mercado Pet
O mercado de pets é um dos que mais cresce no Espírito Santo, e não é para menos. Durante o período mais crítico da pandemia, os animais domésticos foram os principais companheiros de quem seguiu à risca o isolamento social, o que mudou também a cultura em relação aos bichinhos.
Atualmente, o Espírito Santo conta com 1.028 micro e pequenos estabelecimentos com atividades voltadas para os animais de estimação, isso sem contar os microempreendedores individuais (MEI) que também apostam no segmento. A fabricação de alimentos para pets ocupa a 4ª posição entre os principais negócios do setor, com 48 MPEs registradas.