O candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato (PL), cumpriu agenda de campanha nesta segunda-feira (10) em Cachoeiro de Itapemirim. Pela manhã, das 8h00 às 10h00, recebeu a imprensa local para uma entrevista coletiva e expôs algumas propostas do seu Plano de Governo, com ênfase para as áreas de infraestrutura e saúde.
O candidato chegou ao auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci) acompanhado pelo deputado federal Neucimar Fraga (PP), que passa a integrar o núcleo de campanha de Manato. O deputado estadual eleito, Callegari (PL), e os vereadores Juninho Corrêa (PL) e Ary Correa (Patriota) também integraram a comitiva de Carlos Manato. O ex-prefeito José Tasso de Andrade participou como convidado especial.
Durante a coletiva, Manato reafirmou o compromisso de não parar as obras do atual governador, Renato Casagrande (PSB), caso vença as eleições. Citou também a rodovia do Contorno de Cachoeiro, a extensão em 300 metros da pista do Aeroporto Raimundo Andrade e a Rodovia do Frade como obras prioritárias.
Manato adiantou também que o ex-candidato ao governo, Aridelmo Teixeira (PTB), foi convidado para exercer o cargo de secretário estadual da Fazenda numa possível gestão liberal no Espírito Santo. “Será o meu Paulo Guedes, vou chamá-lo de Ariguedes”, disse, em alusão ao ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro (PL).
Manato apontou ainda que o próximo secretário de Meio Ambiente, caso vença, será um profissional da área, com pós-doutorado em Gestão Ambiental realizado na Holanda. Os também ex-candidatos a governador Audifax Barcelos (sem partido) e Guerino Zanon (PSD) contribuiriam com a gestão. Entretanto, não foi informado em quais cargos ou funções.
Santa Casa
Para a área de Saúde, referente ao Sul do estado, Carlos Manato declarou que já se reuniu com a diretoria da Santa Casa de Cachoeiro e que elaborará um programa de recuperação do hospital para ser cumprido em quatro anos. “Nesse período, estará completamente saneado”. Para isso, pretende usar, além de recursos do caixa estadual, as emendas parlamentares estaduais e federais. “A cada real de emenda, o Estado vai complementar com a mesma quantia, isso irá estimular os deputados a destinarem recursos para o hospital” – prometeu.
Após a entrevista coletiva, Carlos Manato seguiu para um corpo a corpo pelas ruas do centro de Cachoeiro de Itapemirim, onde um trio elétrico já o aguardava.
CPI da Covid
Após a sabatina com Calos Manato, o deputado eleito Callegari (PL) anunciou que um de seus primeiros atos ao tomar posse, no dia 1º de fevereiro, será reunir assinaturas para a instalação de uma CPI da Covid. O deputado pretende investigar gastos e ações do estado para o combate à pandemia no Espírito Santo.