Com o fim da interdição da rodovia BR 101, na altura do trevo da Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, o tráfego de veículos no local começou a ser reestabelecido no final da tarde dessa terça-feira (01). Informações colhidas junto aos manifestantes pela reportagem do PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS dão conta de que os caminhões já estão sendo deslocados para dar passagem aos veículos.
Os pneus e outros objetos que estavam impedindo a passagem na pista também foram removidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que chegou em grande número ao local. Houve um início de confusão, com a ameaça de prisão de alguns manifestantes, mas a situação foi contornada com diálogo.
Durante todo o dia de hoje (terça-feira) o tráfego ficou interrompido na Safra. Alguns episódios lamentáveis, como ameaças a uma equipe de reportagem da Record News, feitas por manifestantes mais agitados, também foram registrados.
Apesar do desbloqueio da pista, muitos manifestantes continuam no local, protestando pacificamente contra a eleição do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva. Pode-se observar que, apesar do protesto ser creditado aos caminhoneiros autônomos, o contingente de manifestantes abrange também muitos eleitores de Cachoeiro que foram ao local prestar solidariedade aos caminhoneiros.
A expectativa da PRF é de que, com o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, anunciado para acontecer a qualquer momento, os ânimos se arrefeçam e a normalidade seja restabelecida. Mesmo assim, muitos manifestantes argumentam que permanecerção no local (Safra) até o feriado de Finados, que acontece nesta quarta-feira (02).