Projeto de restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, elaborado pela Prefeitura de Itapemirim, foi contemplado na seleção das propostas para a transferência de recursos na modalidade fundo a fundo no âmbito do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – Funcultura.
O valor de R$157 mil será disponibilizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo para que seja realizada a contratação de empresa especializada para elaboração de projeto de restauração da Matriz. De acordo com o plano de trabalho, a licitação deverá ocorrer até o mês de janeiro de 2023.
A Matriz Nossa Senhora do Amparo foi concluída no ano de 1855 e tombada como Bem Imóvel de Valor Histórico e Cultural do Espírito Santo no ano de 2011, tornando-se então, Patrimônio Histórico Estadual. Toda em estilo barroco, faz parte da história do Espírito Santo.
A Vila de Itapemirim, sede do município, tem marcas do início da colonização do Sul do Espírito Santo e a igreja tem uma grande influência nos costumes dessa época. Hoje, ela tem não só uma importância religiosa, mas também histórica, paisagística e arquitetônica. A fachada remete ao passado e em seu interior é possível encontrar imagens que resistem a ação do tempo, que passam dos 300 anos.