Ao que tudo indica, os servidores estaduais do Espírito Santo vão abono salarial no final deste ano. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do governador Renato Casagrande, que informou que o valor dessa bonificação deve ser decidido ainda nesta semana. A data do pagamento ainda será informada.
O último abono aos servidores foi pago em 2018 com valores de R$ 1.000 a R$ 1.500. Antes disso, o benefício só havia sido pago em 2014. Já em 2019, primeiro ano da atual gestão de Renato Casagrande (PSB), o abono foi substituído por um reajuste salarial a todos os servidores.
Com o início da pandemia da covid-19, a bonificação deixou de ser paga por conta de Lei Federal de socorro aos estados e municípios, que impedia o pagamento do abono. Os efeitos dessa legislação duraram até 31 de dezembro do ano passado.
No entanto, durante o período da pandemia, o governo estadual pagou bonificações a servidores da saúde e professores. Isso foi possível, segundo o governo, por conta de lei complementar.
Fonte: A Tribuna