Janeiro é o período em que muitas famílias saem de casa para aproveitar as férias escolares em passeios mais longos e viagens. Antes de fechar o imóvel, no entanto, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro, orienta que é importante fazer uma varredura no local para identificar possíveis vazamentos ou algum outro escape de água. Com essa atitude, os moradores evitam o desperdício, preservam o meio ambiente e ainda previnem um aumento inesperado no valor da fatura.
O gerente Operacional da BRK em Cachoeiro, Marcos Pontes, destaca que torneiras e chuveiros devem estar bem fechados e sem gotejamento. Além disso, os encanamentos não podem ter qualquer tipo de rachadura e a presença de infiltração próximo a torneiras e encanamentos precisa ser observada. Uma abertura de apenas dois milímetros no encanamento, por exemplo, significa um gasto de 174 litros de água por dia.
“As práticas de consumo consciente de água devem ser adotadas não só nas férias como no dia a dia das pessoas, independentemente do período. Destacamos as férias escolares porque nesses momentos o imóvel, muitas vezes, fica fechado por mais tempo e sem gente circulando para perceber possíveis problemas ou vazamentos de água”, explica Marcos Pontes.
Os cuidados também valem para quem vai receber familiares para passar temporada em casa. É importante que o hidrômetro seja monitorado para avaliar o consumo, prestar atenção no funcionamento das descargas e reduzir o tempo embaixo do chuveiro.
Dicas para evitar desperdício de água nas férias:
- Fechar bem as torneiras e chuveiros e verificar se não há gotejamento.
- Observar a presença de rachaduras e de infiltrações próximo a encanamentos e torneiras.
- Se possível, fechar o hidrômetro.
- Em caso de piscina no imóvel, cobri-la para evitar perda da água por evaporação ou pela ação do vento.