Na noite desta quinta-feira, por volta das 20h30, o bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim, viveu o que se costuma ver nos filmes de ação cinematográficas. Cerco policial, correria, fuga e prisão deram o tom da prisão de um traficante de drogas local. Além do traficante, a mãe do mesmo também foi detida, por tentar impedir a ação policial da Força Tática do 9º Batalhão da Polícia Militar (9BPM)
Como aconteceu?
Durante o patrulhamento tático motorizado no Gilson Carone, à rua José Monteiro da Silva, conhecida pelo intenso tráfico de entorpecentes, a guarnição da Força Tática foi informada de que havia, na referida rua, dois indivíduos traficando drogas. Um deles portava arma de fogo.
Munidos destas informações, a guarnição realizou um cerco policial na rua José Alves da Silva, que fica abaixo da rua onde os indivíduos estariam, e na rua Edson da Silva, que fica por cima da rua onde os indivíduos estariam.
Ao perceberem a presença da viatura policial, os indivíduos desceram por um terreno em direção à rua Jose Alves da Silva, onde se encontrava outra viatura policial, sendo que um deles estava com duas sacolas em mãos e o outro com arma em punho.
O indivíduo armado conseguiu se evadir por um outro terreno em direção a uma área de mata, não sendo possível alcançá-lo. Já o indivíduo com as sacolas em mãos foi em direção a uma residência na rua de baixo. Em determinado momento, uma das sacolas caiu da sua mão e foi prontamente recolhida pelos militares. Nela, havia seis buchas de maconha.
Nesse momento foi dada ordem de parada para ele, sendo que desobedeceu e seguiu em fuga adentrando em uma residência, pulando uma das janelas e saindo à rua Jose Alves da Silva. Esta ação foi visualizada por outro militar, que, de imediato, deu voz de parada, sendo que novamente o indivíduo retornou e adentrou à residência, desobedecendo novamente a ordem do policial.
Novamente foi montado o cerco na residência. No local, uma senhora tentou impedir os militares de alcançarem o indivíduo, entrando na frente dos mesmos. Nesse momento, foi possível visualizar, por um terceiro policial, que o indivíduo tentava dispensar uma sacola no banheiro da casa. Novamente foi dada a ordem para que o indivíduo saísse da residência.
Contudo, o indivíduo se evadiu pela janela e correu para o quintal da residência vizinha, onde foi abordado e identificado como LRS. No ato da abordagem, a senhora tentou impedir a ação dos policiais desacatando-os nos seguintes termos: “seus filhos da puta, vocês vão tomar tudo no cu, seus policias de merda do caralho”. Não satisfeita a senhora partiu pra cima dos policiais, sendo necessário contê-la.
Diante dos fatos, foi dada ordem de prisão para a mulher, sendo necessário fazer o uso de algemas para resguardar a integridade física dos policiais bem como da conduzida. Foram realizadas buscas no interior da residência, e no banheiro foi arrecado 32 papelotes de cocaína e 20 pedras de crack, além da quantia R$30,00.
Após ser detida, a senhora se identificou como mãe de LRS. Alegou que a residência onde foram encontradas as drogas seria de propriedade dela.