Na última quarta-feira (25), em Vitória, aconteceu o 2º Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae-ES com o apoio da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). Todos os 78 municípios capixabas foram convidados para o encontro, que contou com a presença de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, secretários e representantes das equipes. Em virtude das fortes chuvas que caíram em algumas cidades na véspera do encontro, alguns gestores não puderam participar, mas todos foram lembrados.
Na ocasião, gestores municipais puderam trocar informações e experiências sobre como o programa Cidades Empreendedoras – que está presente em 100% dos municípios – foi desenvolvido em cada realidade, os desafios superados e as expectativas para os próximos meses. O Programa tem o apoio do Governdo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, presidente da Amunes e representante de todos os municípios, destacou que as políticas de empreendedorismo estão fazendo a diferença na vida do pequeno e médio empreendedor, ajudando a aumentar os índices de empregabilidade e a geração de renda nos municípios.
“Agradecemos ao Sebrae-ES pelo programa Cidades Empreendedoras, por todo apoio, investimento e incentivo que tem dado aos municípios, juntamente com o Governo do Estado. Estamos todos no mesmo ‘voo’ e com esse apoio estamos enfrentando as ‘turbulências’ do caminho”, disse Victor Coelho
Neste ano, o Encontro de Cidades Empreendedoras teve como ‘tema’ aviões e todos os elementos que envolvem uma viagem. Todos os participantes foram convidados a entrar no clima e ‘embarcar’ em uma experiência diferenciada.
O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, apresentou uma novidade da edição deste ano do Programa Cidade Empreendedora: os quatro municípios que obtiverem as melhores notas com as ações de empreendedorismo desenvolvidas vão ter a oportunidade de viajar para Portugal e Espanha para conhecer as melhores práticas internacionais.