Os 12.158 inscritos no Programa Nossa Bolsa 2023 já podem acessar a classificação no processo seletivo. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado da 1ª chamada da seletiva. O Edital 27/2022, referente ao Programa, disponibiliza mais de R$ 41 milhões para custear as bolsas ofertadas que têm duração de até seis anos.
Os cursos com maior número de inscritos foram Direito, que somou 1.462 inscrições; Enfermagem, em que 1.273 disputaram as vagas; Administração, que obteve 95 inscritos; Psicologia, que somou 890 inscrições; e Medicina, em que 879 capixabas concorreram a única vaga aberta. Para acessar o resultado clique aqui.
O Nossa Bolsa 2023 disponibilizou cerca de 1.000 bolsas integrais, com mensalidades 100% custeadas pela Fapes, e 54 opções de cursos distribuídos em 33 instituições de Ensino Superior localizadas em 15 municípios do Espírito Santo.
O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, comentou sobre o recorde de inscritos no edital. “Nós esperávamos um grande número de inscritos devido à ampliação dos anos do Enem na seletiva das bolsas, mas ficamos surpresos com o recorde. Isso só reforça o quanto a população capixaba tem o sonho de se graduar e como o trabalho do Governo do Estado é fundamental para democratizar o acesso da população que mais precisa ao Ensino Superior. Desde a criação do programa, em 2009, mais de 20 mil bolsas foram ofertadas e, atualmente, temos cerca de 3.200 bolsistas ativos, ou seja, estudando em todo o Estado”, destacou Denio Arantes.
Ele falou ainda das novidades disponibilizadas no Nossa Bolsa 2023. “A bolsa para Medicina foi uma novidade, mas que já aconteceu antes. Já foi ofertado o curso em edições anteriores, mas há muitos anos isso não acontecia. Essa bolsa, neste edital, é resultado de um forte trabalho da Fapes com as instituições de ensino. E já estamos trabalhando para trazer mais vagas para o curso na próxima seletiva. Outra novidade está na lista de espera, última etapa do edital, que, nesta edição, vai permitir ao aluno escolher um novo curso, o que não era permitido em edições anteriores”, pontuou o diretor-presidente da Fapes.
Os selecionados no resultado da 1ª chamada devem, obrigatoriamente, comparecer à instituição de ensino escolhida para realizar a comprovação das informações fornecidas na inscrição e, a partir disso, fazer a matrícula no curso. O período para matrícula começa na próxima quinta-feira (23) e segue até o dia 03 de março. O selecionado que não comparecer dentro do prazo será desclassificado do processo seletivo.
A próxima etapa do edital é o resultado da 2ª chamada, previsto para ser divulgado no dia 06 de março. Na 2ª chamada, os novos selecionados, que são os suplentes das vagas, devem apresentar as documentações às faculdades escolhidas. A última etapa do edital é o prazo para a manifestação de interesse na lista de espera, previsto para ter início no dia 17 de março. Os selecionados para as 1.000 bolsas vão dar início aos estudos no começo do ano letivo de 2023.
O Programa Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo e não tenham condições de custear o estudo.
O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (Ead), além da pesquisa, extensão e a inovação.
Serviço:
– Resultado da 1ª Chamada do Programa Nossa Bolsa 2023: clique aqui e acesse o resultado.
– Período para matrícula: de 23/02 a 03/03
– Veja no Anexo VI Edital quais documentos devem ser entregues na instituição de ensino: clique aqui e acesse