O vereador Valmir Santiago, do partido União Brasil (UB), protocolou, no dia 03 de abril, no Legislativo de Guaçuí uma indicação (nº 051/2023) para que sejam instaladas portas giratórias e aparelhos detectores de metais nas escolas municipais. Santiago é o presidente da Câmara Municipal de Guaçuí.
A indicação de nº 051/2023 proposta pelo vereador pede atenção especial às escolas que estão em processo de reforma no município. Dessa forma, os novos equipamentos deveriam ser adicionados à previsão de despesa das obras.
Segundo o edil, “a ideia consiste em proporcionar maior segurança aos alunos, professores e outras pessoas que convivem no ambiente escolar, também dificultar o acesso de estranhos ao local. Importante salientar que as instituições de ensino vêm passando por uma onda de violência nunca antes vista”, relatou.
A proposta do vereador acontece após uma série de tragédias envolvendo ataques às unidades escolares do país, inclusive no Espírito Santo. Em 2022, por exemplo, foram 34 ameaças de ataques contra as escolas capixabas, segundo apuração da Polícia Militar.
A reportagem do Portal de Notícias 24 Horas foi informada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaçuí que iria consultar o prefeito Jauhar para saber se a demanda do vereador seria atendida. Até o fechamento da matéria não houve resposta por parte do Executivo Municipal.