Medidas de prevenção de ocorrências e de ampliação da segurança das escolas de Itapemirim foram temas de uma reunião realizada nesta terça-feira (11) entre o Prefeito, Antônio Rocha; Secretário de Educação, Ismárcio Mote De Souza; Secretário de Defesa Social, Lazáro Contreiro Azevedo; CMT da Guarda Civil Municipal, Armando Athayde; além da Gerente educacional, Gilvana Silva Santos; e a técnica da SEME, Janaína Cândido de Almeida e Silva.
Durante a reunião, foram discutidas iniciativas conjuntas para traçar estratégias que possam intensificar a segurança no ambiente escolar da rede pública de ensino do munícipio. Dentre as ações que serão implementadas de forma imediata está o aumento das rondas efetuadas pela Guarda Municipal e agentes de Vigilância Patrimonial nas dependências das unidades escolares, a constante vigilância nos portões e arredores dos estabelecimentos de ensino para prevenir todos os tipos de ocorrências no âmbito estudantil. Além disso, todas as unidades contam com câmeras de monitoramento e acompanhamento presencial de vigilância.
Outra estratégia é a criação de dispositivos de segurança, um botão do pânico, para uma ação imediata, utilizando ferramentas do videomonitoramento.
“Frente aos fatos que ocorreram em março e no início deste mês no Brasil, direcionamos a pauta para a questão da educação e a de ações de segurança a serem adotadas a fim de proteger nossos alunos da rede municipal de ensino e tranquilizar os pais e educadores. Juntos, traçaremos estratégias que reforçarão a segurança no ambiente escolar. Buscaremos na tecnologia, na inteligência, nas rondas constantes e na vigilância eletrônica, medidas para proteger nossas crianças, adolescentes e demais profissionais”, pontou o prefeito.
Além disso, a Secretaria de Educação está promovendo reuniões com os pais/familiares com o intuito de explanar sobre as ações implementadas, além de orientá-los para observar atitudes dos estudantes e seus comportamentos ajudando, assim, na identificação de um algum possível problema.
Também foi debatida a viabilização de uma parceria com a Polícia Militar para reforçar a segurança das escolas.